14 de out. de 2009


A Origem do Fast-Food

Não é de hoje que o fast food, ou aquela paradinha rápida para comer em meio ao dia a dia estressante se tornou mania em todo o mundo. Teve inicio nos Estados Unidos em 1921, com a rede de restaurantes especializadas em hambúrgueres White Castle. Mas, esse tipo de alimentação só veio a emplacar a partir da década 30, quando surgiram os drive-ins, um mistura de lindas garçonetes, carros bonitos e comida fora de hora. E a partir disso, esse novo tipo de alimentação se espalhou em meio à juventude. Porém, leva a fama de ser prejudicial a saúde. Aproveitando todo esse sucesso, foi que surgiu o McDonald’s, que inovou a forma de produção dos alimentos, com cada funcionário desempenhando uma função, como se fosse uma linha de montagem de fábrica. No Brasil, a mania não demorou muito a pegar, em 1952, o americano Robert Falkenburg, inaugurou no Rio de Janeiro, uma lanchonete chamada Bob’s, que servia hambúrgueres com milk shake. Anos mais tarde, em 1989, o Brasil deu uma importante contribuição para esse segmento: a rede Habib’s, que se tornou a maior rede de fast-food de comida árabe do mundo.

Os fast-food’s caíram tanto no gosto da população, que em 1970, os americanos gastaram cerca de 6 bilhões de dólares nesse setor alimentício, e em 2000, essa cifra já havia ultrapassado a faixa do 110 bilhões de dólares.

Os números também assustam quando o assunto é obesidade, já que os fast-food’s são ricos em gordura, cerca de 25% da população das crianças norte-americanas estão acima do peso, o que faz com que a obesidade seja a segunda maior causa de morte nos Estado Unidos, perdendo apenas para o cigarro.


Por isso devemos consumir os fast-food’s com moderação, e para você que quer saber como se alimentar corretamente, ouça o programa Dr. Clique desta semana. Não perca!!!

Confira Também: