“... Quero ver quem paga pra gente ficar assim...”
Por Cesar Carvalho
O Rio de Janeiro continua lindo, e continuará até o infinito! Certo? O que sabemos é que a cidade maravilhosa possui, sim, estrutura para acolher os atletas e levantar grandes construções olímpicas para 2016. Mas em conversa com alguns amigos, surge uma dúvida: quem lucra e quem paga com a Olimpíada? Em meio a uma grande festa nas praias cariocas, em bares e em casas espalhadas por todo o País, foi possível escutar o Presidente Luis Inácio Lula da Silva falar não de Brasil, mas de América do Sul, a maior estratégia em seu discurso. Dito isso, passei a pensar que os jogos Olímpicos trarão benefícios para toda a América, mas na verdade quem vai pagar literalmente essa conta é o nosso País.
Bem, esperamos que os tempos de 2016 sejam outros, caso contrário, prefiro achar que não é a hora de pensarmos em Olimpíada, uma vez que se pararmos pra pensar, há sete anos, o Rio de Janeiro estava pior ou do mesmo jeito que hoje, no entanto, acho difícil que daqui a 7 anos esteja melhor, porém, a esperança é a última que morre.
Bem, dinheiro o Lula já mostrou que temos. Serão gastos, em média, 29 bilhões de reais para a construção de estruturas para os jogos e atletas, imprensa, estacionamentos, centros de saúde e segurança, além dos 85,7 milhões de reais já gastos pelo Comitê Organizador Olímpico para trazer o evento esportivo.
Estranho seria pensarmos por que esse dinheiro só apareceu agora, uma vez que o próprio Rio de Janeiro necessita de urgentes melhorias na segurança, saúde e educação!
Enfim, não por isso fiquemos no pessimismo, temos que acreditar que com a Olimpíada no Brasil tudo vai mudar, não é? Outra questão a ser levantada é que o governo gastou milhões e milhões nas estruturas feitas para o Pan Americano em 2007, e hoje em dia apenas algumas se encontram em uso, como por exemplo o estádio do Engenhão, pertencente ao Botafogo-RJ. Seria o Pan um exemplo do que pode acontecer com os Jogos Olímpicos? Dilma Rousseff, Ministra-Chefe da Casa Civil, já afirmou que o governo federal vai montar uma estrutura na Controladoria Geral da União (CGU) para garantir transparências nos gastos Olímpicos. Bom, quem não deve não teme!!!
Literalmente teremos que pagar (e caro) para ver, e também esperamos que os gastos sejam objetivos e que não venham abrir uma “CPI da Olimpíada”, assim como houve no Pan do Rio.
Por ser a primeira a ser realizada na América do Sul, é fato que os governantes vão querer esbanjar e tentar mostrar que a Olimpíada daqui está no mesmo nível (ou superior) que a de lá, mas é aí que eu me refiro, quero ver quem paga pra gente ficar assim!