9 de abr. de 2010





Na primeira edição do programa “Pisando Fundo”, a gente traz para você a história de um dos carros mais queridos do Brasil, e talvez do mundo: o Fusca. Surgido em 1932, projetado por Ferdinand Porsche, recebeu primeiramente o nome de Volkswagen, que quer dizer “carro do povo”. Anos mais tarde, Adolf Hiltler pediu a Porsche um carro prático, de fácil manutenção, de longa duração e com preço acessível, e aí sim, o veículo com essas características recebeu o nome de Fusca.

Sua primeira fábrica começou a ser construída em 1938, mas durante a 2ª Guerra Mundial, o que já tinha sido construído ficou parcialmente destruído. Mas, um ano depois do término dos combates, o Fusca já era um sucesso no Velho Continente, com mais de 10 mil veículos em circulação, atingindo a marca de 25 mil em 1948.

A entrada do veículo no mercado norte-americano se deu em 1949, chegando ao Brasil apenas 10 anos depois. Em terras tupiniquins, o sucesso do Fusca foi enorme, tanto que em 1974 a Volkswagen emplacou a venda de 239.393 modelos. Mas 1986, a Volks encerrou a linha de montagem do Fusca no país, para se dedicar ao “moderno” projeto Gol. A venda do veículo foi impulsionada também pelas propagandas do carrinho.





Mesmo com fim da produção, o Fusca continuou querido pelos brasileiros, que em 1993 puderam comemorar a volta da produção do simpático veículo em nosso país, através de um pedido especial feito pelo então Presidente da República, Itamar Franco à Volks.

Durante o período de 1993 a 1996, ano que se encerrou de vez a produção no Brasil, 40 mil Fuscas foram vendidos. Já em 2003, a última linha de produção do veículo chegou ao fim, no México.

Como releitura do lendário veículo, a Volks lançou em 1998, o modelo New Beetle, que utiliza a plataforma Golf.