4 de mai. de 2010




Copa do Mundo de 1950 – Brasil

Depois dos combates da Segunda Guerra Mundial, a FIFA voltou a organizar uma Copa do Mundo em 1950. O país escolhido foi o Brasil, já que a Europa ainda estava devastada pela guerra.
Empolgado com a escolha, e com a certeza de que seria campeão mundial, o Brasil ergueu o maior estádio do mundo, o lendário Maracanã.
E foi nesse Maracanã, que, no dia 16 de julho, o Brasil enfrentou o Uruguai, decidindo a Copa, para mais de 200 mil pessoas.
Um fato curioso marcou essa final, o presidente da FIFA, Jules Rimet, estava presente no estádio, e iria fazer a entrega da Taça. Veja o relato deste fato, feito pelo próprio presidente, em seu livro La historie merveilleuse de la Cope du Monde:

"Ao término do jogo, eu deveria entregar a Copa ao capitão do time vencedor. Uma vistosa guarda de honra se formaria desde a entrada do campo até o centro do gramado, onde estaria me esperando, alinhada, a equipe vencedora (naturalmente, a do Brasil). Depois que o público houvesse cantado o hino nacional, eu teria procedido a solene entrega do troféu. Faltando poucos minutos para terminar a partida (estava 1 a 1 e ao Brasil bastava apenas o empate), deixei meu lugar na tribuna de honra e, já preparando os microfones, me dirigi aos vestiários, ensurdecido com a gritaria da multidão.
Eu seguia pelo túnel, em direção ao campo. A saída do túnel, um silêncio desolador havia tomado o lugar de todo aquele júbilo. Não havia guarda de honra, nem hino nacional, nem entrega solene. Achei-me sozinho, no meio da multidão, empurrado para todos os lados, com a Copa debaixo do braço".



Rimet não conseguiu entregar a taça naquele momento, só depois de algum tempo ele voltou ao gramado e entregou o troféu ao capitão uruguaio.
Este episódio do Maracanã ficou conhecido como “Maracanazzo”, a maior zebra de toda a história do futebol mundial.
África 2010

Está se aproximando a Copa deste ano, e você como costuma acompanhar os jogos da Seleção Brasileira? Vai à casa de amigos? Prefere assistir às partidas sozinho? Veste a amarelinha?
Envie sua história ou suas fotos de torcedor em copas para nós, através do e-mail: portalcliquecom@gmail.com
Vamos juntos formar o mural do torcedor CliqueCom!