NOUVELLE VAGUE
O QUE FOI A NOVA ONDA?
Nouvelle Vague (Nova Onda) foi um nome dado em 1958, num artigo escrito por Françoise Giroud na revista L'Express, para apresentar os jovens cineastas franceses que começavam a filmar a margem dos dogmas da indústria cinematográfica, sem qualificação técnica, e com intérpretes poucos conhecidos.
A Nouvelle Vague foi um movimento contestatório, de cinema livre – obras mais autorais.
A criatividade exercia grande influência sobre o cineasta. Esse segmento tem como característica a quebra dos protocolos narrativos estabelecidos pelo cinema hollywoodiano, não-linearidade da trama, preferência por cenas externas, cenários reais. A Nouvelle Vague tinha uma quebra pelo film-noir e erotismo.
O marco inaugural foi Nas Garras do Vício (1958) e Os Primos (1959) de Claude Chabrol, sendo seguido pelos ícones Acossado(1960) e Alphaville (1965) de Godard e Os Incompreendidos (1959) Jules Et Jim (1962) de Truffaut.
Conheça um pouco dos grandes nomes da industria cinematográfica daquela época:


NOUVELLE VAGUE: ESCOLA DE GRANDES ATORES:
Os cinéfilos optavam por rostos desconhecidos, desvinculados de qualquer comparação.
Alain Delon
Jean-Pierre Leaud
Jean-Paul Belmondo
Brigitte Bardot
Anna Karina
Mais do que o “rosto”, Brigite Bardot foi o “corpo” do cinema francês dos anos 50 e 60. Se a Nouvelle Vague é também o corpo, carnalidade, e erotismo, são graças a BB.
O FIM DA NOUVELLE VAGUE.
MOVIMENTO ESTUDANTIL – 1968
Um jornalista francês, num artigo irônico e profético escrito em março, alertou que:
“Os franceses morrem de tédio” por estarem de fora dos grandes acontecimentos que ocorriam no mundo de então”. Em maio o tédio transformou-se em furor e virou a França de cabeça para baixo.
18 de maio a 7 de junho, mais de 9 milhões de franceses em greve geral, contra o regime gaulista. O que era uma contestação estudantil contra o anacronismo e o autoritarismo das academias virou uma contestação de várias classes contra o poder.
Henri Langlois, diretor da Cinémathèque Française, foi destituído do cargo pelo presidente De Gaulle, o que deu margem a mais protestos. O festival de Cannes também sofreu boicote e teve de ser suspenso no fatídico ano de 1968.
As diferenças políticas entre Godard e Truffaut após a revolução estudantil de 68 foram irreversíveis.
Não seria audacioso dizer que com o fim da amizade entre os mais expressivos cineastas da nouvelle vague, chegou ao fim também, o próprio movimento.
A nouvelle vague, com a explosão internacional da contracultura em 60, influenciou grandes nomes do cinema, como Bertolucci, Polanski e Glauber Rocha.