23 de abr. de 2013

São Thomé das Letras ou cidade mística

                           Uma cultura formada por crenças vindas de lendas e contos
Cecília Bueno
Portal da Cidade
Uma cidade que nasceu da lenda de uma estátua e um escravo, a 1.290 metros de altitude em cima de grandes formações rochosas. Muito agradável aos olhos de quem faz a última curva na serra de Minas Gerais e avista um vale de pedras e verdes.
Há quem diga que, ao ultrapassar o portal da cidade mineira, se livra de todos os males e problemas do dia a dia. “É uma energia fora do comum, você se livra de todos os seus maus pensamentos", revela o marceneiro paulista Domingos Sávio Campos de 51 anos.
A população simples de São Thomé das Letras, ou cidade mística, cresceu vendo e ouvindo histórias, digamos, sobrenaturais. A crença deles é observada e de certa forma transmitida em seus trabalhos artesanais, como pinturas de duendes, gnomos, bruxas, ETs, fabricação de patuás de proteção, trabalhos com pedras que dizem transmitir uma variedade de energias, esculturas em epóxi e pedra. As casinhas e igrejinhas feitas da pedra chamada Pedra São Thomé, dizem levar consigo um pouco da aura da cidade com você.
As histórias, os contos e lendas, realmente assustaram e assustam até hoje o povo simples e hospitaleiro da cidade. A lenda da Gruta do Carimbado é uma das mais conhecidas, e mais misteriosas. Pesquisadores e TVS já foram ao local com a intenção de estudá-la, porém, ninguém conseguiu chegar a uma conclusão, nem mesmo a Rede Globo com toda a aparelhagem necessária, pois a fenda começa a diminuir a 30 metros da entrada e o ar vai ficando rarefeito. Há quem acredite que o caminho chega até a cidade de Machu Picchu, no Peru; outros que a gruta foi criada por civilizações místicas antigas como a dos Incas, e não pela natureza. São diversas as explicações e crenças, mas nada comprovado, o que deixa a cidade ainda mais atraente.
Há ainda o curioso caso da Ladeira do Amendoim, onde o carro sobe sem ninguém dentro e com o motor desligado, o que aumenta ainda mais a ideia de alguns de que existe, ali, um campo magnético em forma de diamante nos subterrâneos da cidade. Por isso também atrai a curiosidade de ufólogos.
"Existe bruxas sim, ali pro lado de Sobradinho (vilarejo vizinho a cidade), duendes, é a gente ouvi falar por ai né", relata o morador da cidade Sr. Thomé Pereira.
Pirâmide (Onde as pessoas se encontram para ver o pôr do sol)
Os hippies ou artesãos como preferem ser chamados, são encontrados por todos os cantos do município. Fazendo seus trabalhos artesanais e meditando pelos cantos de pedras.
“Aqui a gente se sente em casa né, só energia positiva, vibrações boas, e o nosso "trampo" que aqui é mais valorizado, os gringo curti, os turistas", afirma o artesão Marcelo Oliveira de 30 anos.
As músicas que mais se ouve nas ruas e bares de São Thomé são reggae e o rock dos anos 60. A decoração é rústica, a comida típica mineira, e a arquitetura barroca com técnicas construtivas primitivas.
A cultura de São Thomé é uma cultura de crenças, de valores que foram passados dos avôs para os pais e dos pais para os filhos, e que muitos ainda prezam em prosseguir com ela.