As comemorações da semana de conscientização ambiental, rendeu aos alunos da escola Dr. Edgard de Souza, no bairro Itaguaçu, na cidade de Aparecida, São Paulo, um passeio à altura. Coordenados pela vice-diretora Keli Cesar e pela inspetora Valéria Aparecida, o local escolhido foi o Parque Estadual da Serra do Mar, no município de Cunha, também no interior paulista. Revestidos de prestígio, os contemplados se dirigiram pelo entorno da área protegida e enquadrada como A.P.P – Área de Preservação Permanente – e puderam desfrutar de um ambiente de ar puro, limpo, além do contato com espécies de plantas e animais, alguns próprios do parque e também da Mata Ciliar, como a Jaguatirica, o Palmito e as conhecidas Bromélias identificadas naquelas terras.
A escola Dr. Edgard de Souza foi contemplada com o passeio por meio do governo do estado de São Paulo, pela secretaria da educação com o programa: Cultura é Currículo, que selecionou algumas escolas, entre elas a de Aparecida, para o evento. Ainda serão realizados mais dois passeios interativos e culturais, um é uma visita à casa das figureiras de Taubaté, para conhecer os trabalhos; entre os mais famosos a chuva de pássaros e o pavão, símbolos do artesanato paulista. Na outra visita, os alunos se deslocam até Campos do Jordão, para assistir a um concerto da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Segundo a vice-diretora, o intuito é inserir toda a classe de alunos envolvida num projeto de educação e cultura, possibilitando a melhora do padrão social e de interatividade desses cidadãos.
A secretária de educação da cidade de Aparecida, Maria Nazaré de Castro, vê com bons olhos o projeto. “Educação é o foco, aliado à cultura, o resultado é significativo”. A expectativa é para que outras escolas da cidade sejam contempladas, a fim de que outros alunos vivam a experiência que estes alunos hão de recordar por toda vida.
