18 de jun. de 2013

Jovens e a escolha profissional

Por Wesley A. Santos

É a partir da adolescência que o jovem é colocado a prova, apesar dos conflitos da idade, hoje, ele é obrigado a fazer várias escolhas e uma delas é a escolha da carreira a ser seguida.
Desde sempre, a família tem importância e é de grande auxilio para o desenvolvimento do jovem. E encontrar a profissão correta pode ser uma tarefa árdua e, nessa hora, a ajuda da família vem como remédio para amenizar sua angustia. Os pais não devem ter medo de adentrar no espaço do filho, mas eles precisam ter cuidado para não impor seu querer sobre o querer do filho.
Muitos jovens desistem de suas escolhas devido à pressão que fica sobre eles na hora da escolha de uma carreira. Para o psicólogo Felipe de Souza, querer que o filho siga a profissão dos pais, devido ao seu sucesso profissional pode ser um equivoco. "Não é porque o pai obteve sucesso que o filho também terá, cada pessoa tem sua personalidade e sonhos" explicou. Para ele, os pais devem aprender a escutar os filhos além de estar "antenado" sobre o mundo a fim de instruir os jovens, pois é um momento de indecisão e a ajuda da família é imprescindível.
Os pais devem ouvir os filho, tentar entender o que eles almejam e orienta-lós, pois encontrar a profissão correta pode ser uma tarefa difícil. E para aqueles que estão indecisos, reunir informações sobre profissões e cursos, esse pode ser um passo importante, outra opção pode ser procurar a orientação vocacional, este teste é aplicado por psicólogos para direcionar o estudante a conhecer melhor as áreas que tem maior afinidade.