1 de abr. de 2014

Entidade social assina convênio com a Prefeitura de Lorena

Por Rafaela Lourenço

A prefeitura de Lorena, por intermédio do vereador Capitão Elton, assinou um convênio com a entidade Monte Sinai, se responsabilizando pelas despesas de dezoito internos, já que entidade tem capacidade para vinte e quatro residentes. A ajuda da prefeitura ficará em torno de R$11.000,00 mensais, proporcionando um equilíbrio financeiro para a entidade que até então, se mantinha com doações de munícipes, do comércio, oficinas mecânicas e familiares dos assistidos.
O Monte Sinai é uma entidade de caridade, onde o principal foco é oferecer tratamento a dependentes químicos e pessoas em estado de mendicância, proporcionando-lhes reinserção à sociedade. A entidade teve a primeira sede fundada na cidade de Silveiras/SP, há quinze anos, e em Lorena os trabalhos são oferecidos há nove anos. Segundo o diretor e presidente da entidade, Pastor Herly Moreira, foram nove anos de muita luta, passando por dificuldades e vivenciando a insegurança de trabalhar ilegalmente por um bem aos necessitados lorenenses.
A entidade estava enfrentando grandes problemas, uma estrutura muito humilde, que requeria reformas do prédio e adequações de documentos para legalização da atividade assistencial, principalmente porque a Vigilância Sanitária da prefeitura havia realizado uma inspeção de rotina, apontando diversas irregularidades, que imediatamente deveriam ser sanadas, caso contrário, poderiam fechar definitivamente a obra de caridade. Além desses problemas, o Monte Sinai sofria uma ação de reintegração de posse, impetrado pelo Lar São José, por interesse de reaver o imóvel para ocupação própria. Essas dificuldades desestruturaram a direção da entidade. “Se não regularizássemos essa situação, o Monte Sinai seria fechado até o final de março”, ressalta o diretor Herly Moreira.
O vereador Capitão Elton providenciou toda documentação necessária para a regularização da entidade, recursos financeiros com um empresário de fora do município para custear os materiais de reforma e mão de obra, e ainda intermediou a reaproximação da diretoria do Monte Sinai com o COMAD, (Conselho Municipal de políticas sobre drogas de Lorena) órgão municipal responsável pela regulamentação e gestão de entidades assistenciais vinculadas a recuperação de dependentes químicos. Toda diretoria passará por cursos de capacitação para o amparo técnico dos assistidos, assim qualificando os trabalhos que já são oferecidos pelos colaboradores.
“Em visita que fiz ao Monte Sinai, foi possível notar as dificuldades enfrentadas pela entidade, e como representante da população e uma pessoa que luta pelos direitos sociais, foi impossível não querer ajudar esse trabalho, que vinha sendo realizado tão arduamente”, ressalta o parlamentar.
Hoje a entidade está regularizada, e continua os trabalhos já oferecidos pelos colaboradores, porém, com mais recursos e qualidade.
Segundo o pastor Herly, o vereador pode ser considerado o padrinho da entidade. “Graças ao vereador Capitão Elton, que não mediu esforços e abraçou a causa, hoje o Monte Sinai é reconhecido por lei e se tornou uma utilidade pública”, afirma Herly, orgulhoso pela conquista.