13 de mai. de 2014

CULTURA LIVRE

Por Marina Alves

O circuito cultural paulista trouxe a Pindamonhangaba na noite do dia 27 abril o espetáculo “Dois Violões” do renomado cantor e compositor Arnaldo Antunes. A apresentação foi aberta ao público, teve entrada gratuita e fez parte do calendário bimestral do Circuito Cultural Paulista 2014. O projeto é fruto de parcerias firmadas entre o Governo do estado de São Paulo, a Secretaria de Cultura e as prefeituras de cidades do interior e Litoral. O objetivo principal do programa é disseminar cultura e cidadania à população através de apresentações gratuitas. Essas apresentações envolvem as mais diversas linguagens artísticas como a dança, o teatro, o circo, as artes plásticas, as artes visuais, a música entre outros.

Foto: Catraca Livre

O show de Pinda teve um toque especial para o cantor – a cidade recebeu a última apresentação do projeto “Dois Violões” pelo circuito- que elogiou a iniciativa e falou sobre a importância de ações como essa que levam cultura e informação a toda uma comunidade. “Eu achei muito bacana essa coisa de poder trazer o show a cidades que nunca tinha ido ou que já havia visitado há muito tempo e sempre em espaços públicos. Isso pra mim é muito gratificante porque essas pessoas que não teriam condição de pagar por um ingresso aproveitam a oportunidade de assistir e vão ao show com muita vontade e muita intensidade.” Sandra Monteiro de Macedo é fã do músico há alguns anos, acompanhou todo o show e disse que aprova esse tipo de projeto. Pra ela, essa é a oportunidade de poder acompanhar o trabalho de grandes nomes da nossa arte e a chance de as pessoas terem acesso à cultura do país. “Eu acho que tudo que seja de bom gosto é bem vindo aqui na nossa cidade.”

O programa é bem aceito e elogiado por grande parte do publico que lota as praças, ruas, teatros e museus que recebem as atrações. Somente em 2014, 105 municípios do interior e litoral de São Paulo deverão contar com atividades e apresentações gratuitas do programa. O estudante Flávio Moreira também acompanhou todo o show – mesmo sem conhecer muitas músicas- e acrescentou que gostaria de ver bandas e nomes da região. Pra ele, a iniciativa é válida e pode atender aos artistas regionais que também tem conteúdo e qualidade. “Eu acho que seria bem legal se o nosso departamento de cultura voltasse os olhos pra bandas próximas da gente. Tem muita gente daqui que faz sucesso lá fora e que não é conhecida na própria vizinhança.”

Para o Diretor de Cultura de Pindamonhangaba, Afonso Baroni, essa parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado é muito importante para a cidade. “ Essa é uma continuação de um projeto que vem acontecendo aqui desde o ano passado e isso é importante justamente pra estar contagiando e mostrando um pouco daquilo que a gente faz e a gente acredita, que é proporcionar e promover o acesso à cultura de forma livre e gratuita.” Ainda segundo Baroni, nos próximos meses a cidade deve receber novos eventos que podem representar até um problema por conta da falta de estrutura – a atriz Denise Fraga virá com um espetáculo e o município não conta com um teatro.

No próximo bimestre, Pindamonhangaba, Lorena e São Sebastião receberão novas atividades e apresentações. A programação completa está disponível no site www.cultura.sp.gov.br/