6 de mai. de 2014

Recuperando Vidas

  Por Aline Moreira

  
No Brasil hoje grande parte da população é viciada em álcool ou algum outro tipo de droga. Segundo o IBGE o álcool é o maior motivo de afastamento do emprego com carteira assinada hoje, o que geralmente ocasiona a depressão do usuário o levando a se afundar cada vez mais. O usuário que aceita que é um viciado nem sempre procura por uma casa de recuperação. 

   E hoje existem também casas, clinicas e associações que ajudam na recuperação dessas vidas. Em Cunha, interior de São Paulo uma associação tenta cada dia mais ajudar os dependentes e seus familiares, a Instituição Comunidade Santana. 

   A casa já existe há cinco anos e é considerada um modelo quando o assunto é ajudar. Com um tratamento limpo e transparente ajuda na recuperação dos internos com artifícios culturais e religiosos, por isso só é aceito na casa quem realmente quer se livrar de seus vícios, “A porta da comunidade se mantém aberta o tempo todo e ainda assim desde o principio nunca ficamos sem nossos “pacientes””, ressalta Cintia Lorena, voluntária da casa. 

   Com pouca a ajuda financeira, conta muito com a ajuda de alguns profissionais especializados para tratar dos problemas dos viciados, como por exemplo, psicólogos, todos voluntários. E é assim, de passo a passo que a comunidade vem crescendo a realizando suas obras. “Fiquei na “Santana” cerca de oito meses, e hoje posso andar pelas ruas novamente com a cabeça erguida, só tenho a agradecer a todos que me ajudaram”, diz Douglas Monteiro, ex -dependente químico.