11 de jun. de 2014

Piquete Rumo ao Hexa

Por: Junior Almeida

Em meio a tantos protestos contra a copa do mundo que se espalham pelo país desde 2013, há quem já esteja ansioso para os jogos que começam amanhã, 12. Na pequena Piquete/SP já é tradição os moradores se unirem e enfeitarem as ruas da cidade de verde e amarelo na expectativa de uma possível vitória do Brasil. Caminhando pela conhecida Cidade Paisagem é impossível não se deparar com casas repletas de bandeiras, fitinhas, e outros tipos de acessórios nas cores da bandeira do Brasil.

Bares, restaurantes, e até mesmo as varandas das casas viram um estádio de futebol repleto de gritos, choros, e sorrisos. O que importa mesmo é a torcida. A moradora, Ney Macedo, diz que a animação para a copa do mundo vem pelo simples fato de ser brasileira, mas se dependesse dos políticos, nada valeria a pena.


Danilo Moreira, um dos jovens organizadores da decoração do bairro Vila Celeste, reuniu um pequeno grupo de amigos para percorrer a vizinhança e arrecadar dinheiro. Com a ajuda dos moradores os meninos conseguiram arrecadar cerca de R$160 reais, no total, para comprar os artigos de decoração.

Ele conta que foram dois dias de trabalho fazendo a mais conhecida ‘’rabióla‘’ – tiras plásticas que são esticadas pelas ruas, também utilizadas em pipas. Eles usaram 10 bobinas de sacos plásticos verde e amarelo e um rolo de barbante de aproximadamente 1 km de extensão, conforme as “rabiólas" fossem ficando prontas, os outros ajudantes subiam nos postes do bairro amarrando os enfeites o mais alto possível para que veículos de grande porte não as danifica-se. “O que nos leva a fazer isso é a capacidade de sermos brasileiros e estarmos torcendo com fé para nosso país. Após todo esse trabalho, esperamos que o Brasil ganhe essa copa, pois o trabalho é muito, mas a fé e a esperança são maiores” destaca Danilo.