Uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, que proporciona momentos de lazer e perda de calorias.
Há mais de um ano, aulas de Zumba em Guaratinguetá são oferecidas gratuitamente à população de todas as idades. Elas acontecem às quintas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Parque São Francisco, das 18h às 19h30, e aos sábados no Parque Ecológico Anthero dos Santos, das 8h às 9h. As aulas são ministradas pelo professor de Educação Física, Eliezer Rosa.
Por: Julie Anne Marques
O projeto é uma ação da Secretaria de Assistência Social e visa fortalecer os vínculos comunitários e entre as gerações.
A proposta é proporcionar um momento de lazer e convivência para a família toda. “No Parque Ecológico, você conseguirá encontrar, vez ou outra, um marido praticando zumba ao lado de sua mulher, as vezes até mãe, pai e filho. É um ambiente favorável, agradável, em contato com a natureza”, diz o professor.
Ele explica que, além de ser uma prática bem alegre, divertida, beneficia a autoestima dos seus praticantes e ainda a interação com os outros participantes, tornando uma aula bem social. Aqueles que praticam a Zumba queimam de 500 a 1000 calorias em uma aula, dependendo da intensidade do treino.
“Também melhora a coordenação motora e o equilíbrio, deixando os reflexos mais rápidos. Isso tudo devido aos movimentos da zumba, que mistura movimentos rápidos e lentos, variando a velocidade”, ressalta Eliezer.
A lista de benefícios continua: contribui também para o sistema cardiovascular, devido aos movimentos de respiração que ocorrem durante os exercícios e ajudam a saúde do coração.
A zumba fortalece e enrijece os músculos inferiores (coxa, glúteos, posterior da coxa e panturrilha). Os músculos do “core” (abdômen, cintura e quadril) também são muito trabalhados.
O esporte é ótimo para a memória, pois os passos ensinados pelo professor devem ser lembrados para as próximas vezes.
A aposentada Maria Eunice dos Santos, 54 anos, faz as aulas desde o início do projeto. “Pratico as aulas de sábado no Parque para complementar meus exercícios, faço musculação, busco ter uma alimentação saudável e ainda cuido da casa”.
É um exercício dançante criado na Colômbia há alguns anos, que rapidamente conquistou o público a partir de 2001, tornando-se uma das atividades favoritas das francesas.
No modelo padrão, uma aula de Zumba tem duração de 45 minutos a 1 hora, e um professor que oferece sequências curtas de dança, acompanhadas de músicas inspiradas nas danças latinas como salsa, merengue, samba, mambo entre outras. O rebolado é a base da dança latina, e, portanto, da Zumba.
Sendo um esporte tão rico, pessoas interessadas podem participar gratuitamente das aulas de Zumba, sem a necessidade de prévia inscrição.
Fotos:Julie Anne Marques
