7 de jun. de 2016

Você tem exercitado seu cérebro?

O cérebro é um músculo que necessita de se manter em exercício para que funcione bem e melhor. A Ginástica Cerebral nasceu justamente para suprir esta necessidade e estimular a inteligência que, segundos a neurociência, independe da carga genética de cada indivíduo.


Por Vivian Moraes

Foto: Franquia Educacional
Praticada por meio de exercícios e movimentos coordenados do corpo – devidamente executados, a ginástica estimula e alcança partes específicas do cérebro. Muitos motivos levam este músculo ao desgaste físico e, juntamente a um trabalho bem desenvolvido, o funcionamento destas áreas tende a melhorar de maneira significativa.

Dentre os principais motivos, dois deles estão em destaque e levam a queda do rendimento cerebral, sendo eles:

1. Sobrecarga de estímulos: pessoas que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, dormem menos do que deveriam e estão em constante correria, elevando o nível de estresse, preocupações e ansiedade.

2. Falta de treinamento cerebral: pessoas que caem na rotina e automatizam boa parte da atividade mental.

Os métodos mais utilizados para estimular são jogos e brincadeiras intelectuais, que cumprem de maneira lúdica e divertida, o papel de desafiar, treinar, e testar algumas habilidades cerebrais importantes na composição do que chamamos de inteligência.

Criada inicialmente com o intuito de desenvolver habilidades cognitivas fundamentais para o aprendizado, esta técnica tem crescido e está sendo inserida não só em instituições de ensino, como estimulando a criação de empresas voltadas especificamente para o cérebro, proporcionando aos interessados a chance de investir na própria inteligência.