28 de mar. de 2017

Segmento Plus Size é destaque no Vale do Paraíba

Tendência é sucesso em todo país e ganha espaço na região

Segundo pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde, datada de 2014, mais da metade da população brasileira encontra-se acima do peso. Com isso, o segmento “Plus Size”, que atende especificamente ao público com manequim acima do tamanho 44, vem ganhando notoriedade em todo o país e no Vale do Paraíba, com abrangência no mercado e realização de eventos.


por Bruna Reis


De acordo com a ABRAVEST (Associação Brasileira de Vestuário), no Brasil, quase R$ 4,5 bilhões são movimentados com o segmento.
É por esse motivo que empreendedores têm investido em tendências e linhas “Plus Size”. Além das grandes marcas, muitas confecções estão sendo criadas especialmente para esse público. De acordo com o Sebrae Mercados, há empresas que aumentaram 30% do seu faturamento apostando nesse novo conceito.
A vendedora, Fátima Almeida, 46, aderiu à tendência e hoje atende exclusivamente ao público Plus Size. “Antes, eu vendia roupas em geral, mas percebi que os gordinhos procuravam por roupas com estilo e qualidade que fossem maiores. Comecei a investir na moda Plus Size e deu certo, tenho um lucro 30% maior do que antes”, afirma a vendedora.
Em alta na sociedade, a expressão “Plus Size” – do inglês: “tamanho maior” – é usada para referir-se a modelos de roupas com tamanhos grande.
Outra atividade que chama a atenção são os eventos direcionados a essa tendência. Desfiles e concursos são os mais comuns, com alcance nacional e regional. Dentre eles, os principais são: “Miss Brasil Plus Size”, “Fashion Weekend Plus Size”, “A mais bela gordinha do Brasil”.
Na nossa região, o mais conhecido é o “Miss Plus Size Vale do Paraíba”. O evento já está em sua 7ª edição e é realizado em Aparecida.
O evento foi criado pela professora e blogueira Renatha Silva, que também é modelo. “O objetivo é acabar com esse preconceito de que a mulher ideal deve seguir os padrões das modelos magérrimas”, afirmou. A modelo também conta que a iniciativa visa aumentar a autoestima de meninas que estão acima do peso ideal “percebi que muitas meninas não se aceitavam e tinham a autoestima baixa, de alguma forma queria mudar isso”, completou Renatha.
Segundo o último levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão é de que cerca de 30% da população brasileira ainda continue acima do peso até 2020. Com isso, a tendência é que o segmento continue a ganhar força e permaneça no mercado.