por Gabrielle Coelho e Jéssica Gomes
 |
| Foto: Wesley Almeida |
Atualmente, há uma grande preocupação em preservar o meio ambiente e seus recursos naturais, diante disso diversas áreas passaram a se preocupar com a gestão ambiental, principalmente a arquitetura e urbanismo.
De acordo com o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 306/2002, gestão ambiental é a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação do sistema de gestão ambiental. Ou seja, é a administração dos recursos do meio ambiente.
De acordo com o coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fatea, José Ricardo Flores, a Gestão Ambiental se torna cada vez mais fundamental para todos os profissionais e em especial para o arquiteto e urbanista, pois os projetos arquitetônicos e urbanísticos sofrem a interferência e interferem muito no meio e a consciência ambiental é fundamental para nortear o trabalho arquitetônico e urbanístico.
“Nós precisamos desenvolver uma visão mais crítica de mundo e ter consciência do nosso papel como planejadores do ambiente construído e do futuro das nossas cidades, sempre pautados no uso de práticas que garantam redução do impacto ambiental em nossos projetos, a conservação e preservação da biodiversidade, o correto uso dos materiais disponíveis a reciclagem de matérias-primas, por exemplo.”, afirma o arquiteto.
Diversas empresas do ramo vêm se especializando e criando projetos ligados a gestão ambiental. A Fatea, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem concursos estudantis de projetos, pesquisa aplicada e projetos de extensão que visam à sustentabilidade ambiental em parceria com a Floresta Nacional de Lorena.