Aconteceu entre os dias 19, 20 e 21 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida, o 1º Hallel, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), este ano sediada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Com cantos, palestras de evangelização, momentos de reflexão envolvendo participantes do país e do exterior, o evento contou ainda com shows de bandas católicas de grande expressão no cenário da música religiosa pelo mundo como o quarteto Rosa de Saron.
O encontro tradicional no meio jovem, reuniu em torno de 25 mil participantes, e contou com a recepção à Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora – ambos em peregrinação nacional, e que estiveram presentes e foram acolhidos pela cúpula reunida.
Culturamente falando, o Hallel internacional, teve seu início na cidade paulista de Franca no ano de 1988, concentrando suas atividades na oração e no contato entre os jovens de todo o mundo, na busca pelo ecumenismo e pela propagação do amor do Cristo.
Neste ano, o projeto esteve ligado à Romaria Nacional da Juventude, que também acontece nas mediações da Basílica de Nossa Senhora, que na edição do ano passado registrou a presença de aproximadamente 15 mil jovens. O evento se apresenta como último do calendário da CNBB que aguarda a vinda do Papa Francisco para a JMJ, no mês de julho, no Rio.
Segundo o prefeito de igreja do Santuário, Valdivino Guimarães, “é necessário apresentar a essa classe que agrega valores ligados a missão do próprio Jesus, uma gama de oportunidades, o que incita a vontade de querer fazer a diferença entre os povos”, destacou. Para o bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José Nicioli “esse é um tempo novo para a igreja e para o Santuário Nacional, quanto à evangelização da juventude”. Missão essa que se estenderá para o próximo ano, no mês de maio, entre os dias 16, 17 e 18. O bispo auxiliar se disse motivado para o encontro de 2014. “Foi um sucesso, esperamos que no ano seguinte alcancemos mais jovens de todas as idades, de todos os lugares”, finalizou.
