4 de jun. de 2013

Alunos de Escola Municipal recebem capacitação para combater o mosquito da Dengue


Nicolas Vieira

A Secretaria de Educação de Cruzeiro, por meio das Escolas Municipais, está promovendo diversas ações de conscientização e combate ao Mosquito da Dengue. Alunos da Escola Municipal “Prof. Joaquim de Paula Guimarães – Núcleo 1″ receberam uma palestra de capacitação sobre a prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue.
Segundo o Agente da Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro, Sr. Alberto Marinho, aproximadamente 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências.
Durante a palestra, alunos e professores participaram e puderam sanar suas dúvidas. Após a capacitação houve a ação. Todos os participantes passearam pelas ruas da Vila Crispim, orientando os moradores, distribuindo panfletos e eliminando possíveis focos do mosquito.
Dona Lourdes Rocha, moradora no bairro há 23 anos, aprovou a iniciativa dos alunos e até liberou que entrasse em sua residência para que fosse feita uma vistoria.
Seu Oswaldo Barbosa, morador há 19 anos no local, até que foi um pouco resistente à visita dos agentes mirins, mas após uma boa conversa liberou a residência para a visita. E não é que os agentes acharam vários focos de larvas do mosquito? Bom para o morador, que pode ser prevenido de pegar a doença.
Durante o arrastão promovido pelos alunos e professores, foram coletados mais de 10 sacos de lixos com garrafas pet, latas, potes plásticos, garrafas e até pneu velho. Além de eliminar os focos da Dengue, houve uma limpeza nas ruas e terrenos, mostrando que o meio ambiente também deve ser preservado.
Os materiais coletados poderiam servir de verdadeiros criadouros do mosquito, mas foram doados para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Cruzeiro. Uma iniciativa de cidadania, consciência ambiental e educação.