11 de jun. de 2013

Comece por você





 Thaís Gomes
 Elas estão em toda parte, mas nem sempre são utilizadas da maneira correta. As lixeiras destinadas à coleta seletiva são grandes colaboradoras do meio ambiente, porém ainda flagramos pessoas jogando lixo nas ruas, na beira dos rios ou até mesmo descartando seu lixo de maneira errada.   
O Brasil é o campeão mundial de reciclagem de latas de alumínio e garrafas Pet, porém outros tipos de plástico e latas de aço são despejados nos lixões a céu aberto.  Cada brasileiro produz cerca de 1 kg de lixo por dia, no Brasil são 170.000 toneladas e desse total apenas 11% são reaproveitados.    
Se cada um fizesse sua parte corretamente, separando o lixo seco do orgânico, já imaginou quanta economia podemos gerar e como o meio ambiente seria beneficiado?   
Mas há uma luz no fim do túnel! Muitas pessoas já adquiriram essa consciência e fazem o que pode para contribuir para um mundo melhor, como a dona de casa Cleusa Barbosa, que pratica essa atitude cidadã em casa e dá exemplo aos filhos: “Desde jovem eu nunca joguei nenhum papel de bala na rua, sempre tive essa consciência e passei também para os meus filhos. Eles vivem com o bolso das calças cheios de papel, eu prefiro tirar eu mesma na hora de lavar do que eles jogarem por ai na rua. Aqui em casa também separamos o lixo, se todo mundo fizesse isso não veríamos lixo espalhado pelas ruas.”    
É muito importante que esses valores sejam passados em casa e também nas escolas, pois vendo exemplo dos mais velhos e dos amiguinhos, as crianças vão aprendendo e educando a própria família, como a Lívia de 8 anos : “ Na minha escola tem as latas coloridas para cada tipo de lixo. A tia ensina que devemos jogar o lixo na lata certa e eu já ensinei todo mundo da minha casa, até meu irmão que já é grande! “   
São atitudes como essa que nos dão esperança de que é possível fazer do Brasil um país de pessoas com consciência ambiental. Se as crianças conseguem levar a sério essa atitude, porque também nós adultos e cidadãos conscientes não podemos? Não é difícil jogar uma latinha na lata destinada aos metais, guardar um papel de bala no bolso pra jogar fora em casa ou numa lata de lixo mais próxima.  As latas de coleta seletiva estão espalhas por todos os lugares, no centro das cidades, nos estabelecimentos comerciais, nas escolas, nas empresas. Faça sua parte. Contribua para um mundo melhor e ajude nosso planeta a sobreviver.