4 de jun. de 2013

Prefeitura quer municipalizar área usada pelo Flona em Lorena

Catarina Assis

A reserva ambiental utilizada hoje pela Flona, Floresta Nacional, talvez se torne municipalizada. Os vereadores da câmara de Lorena discutem o assunto para construções de parque e áreas de lazer.
Um documento foi enviado ao presidente do Instituto de Conservação da Biodiversidade, Chico Mendes, através da prefeitura de Lorena. Solicitando a transferência da administração do serviço para a gestão.
O chefe da Flona rebateu dizendo que a área de 240 hectares é uma unidade de conservação. Que é importante preservá-la, e caso haja construções não será permitido o cuidado de tal.
Todo esse questionamento começou quando Mauro Sérgio, secretário do Meio Ambiente conversou com o reitor da USP. Porque segundo ele pesquisas revelam que até em 2014 Lorena receba cerca de cinco mil alunos. Com isso o prefeito Fábio Marcondes pensou na possibilidade de se trazer a unidade de conservação e a sessão da área para o município. Destacou ainda que a área deve ser melhor usada, como no lado de estudos e lazer, alegando que Lorena não possui um parque ambiental onde as pessoas possam ir caminhar, fazer um exercício físico.
Com a Flona cedendo o espaço, alunos da USP, Fatea e Unissal poderiam utilizar como área de pesquisa, através dos alunos de Biologia entre outros cursos.
Para seguir com o projeto, a prefeitura espera o parecer dos Órgãos, Ministério do Meio Ambiente; Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes.