| O gerente do ER de Guaratinguetá Augusto Ferreira |
O gerente do ER de Guaratinguetá, Augusto Ferreira, afirma que empreendedorismo é uma questão de comportamento e de atitude e os jovens que querem abrir um negócio devem buscar cursos, treinamentos e grupos de discussões que tratem do assunto. Também recomenda que participem do Desafio SEBRAE, que é realizado todos os anos e os jovens podem aprender na prática como é a rotina de um empresário.
Além disso, o empreendedor deve analisar e pesquisar o mercado, estudar o perfil do cliente que quer atender por meio de um plano de negócios e estudo de mercado.
Para Ferreira, os pontos positivos de ser um jovem empreendedor é o fato de buscar sempre novas oportunidades e ter iniciativa, ser persistente e comprometido e para despertar o interesse desde cedo, o ideal seria introduzir o tema nas escolas.
“A partir do princípio de que o empreendedorismo se aprende e se desenvolve, acredito que a inclusão do tema em todos os níveis do sistema educacional, desde o fundamental até Mestrado/Doutorado, contribuirá e muito no despertar do interesse dos jovens no assunto”, diz Augusto.
Para o gerente, os maiores erros dos jovens que querem abrir seu próprio negócio é começar sem planejamento e sem recursos e acreditar que sua ideia é a melhor do mundo. “A ideia tem que ser colocada no papel, transformada em projeto e ser planejada”, expõe.
De acordo com o gerente, o jovem deve planejar suas ações e o maior desafio que ele pode enfrentar ao ingressar no mundo dos negócios são as burocracias do governo e a paciência. “Além das demoras burocráticas e o pouco incentivo dos governos (Federal, Estadual e Municipal), o jovem quer tudo para ontem e o mundo do negócio também; porém o retorno do investimento não é assim e aí o desafio da paciência, do esperar, do acreditar. Dentro destes desafios brotam o comportamento da persistência e o correr riscos calculados”, explica.
Para Augusto, os órgãos públicos podem incentivar os jovens empresários diminuindo as burocracias e incentivando as incubadoras de ideias e o SEBRAE também possui cursos para os interessados, como o Aprender a Empreender, que traz informações sobre planejamento, além de cursos à distância.
O site para os interessados é: www.sebraesp.com.br.
Além disso, o empreendedor deve analisar e pesquisar o mercado, estudar o perfil do cliente que quer atender por meio de um plano de negócios e estudo de mercado.
Para Ferreira, os pontos positivos de ser um jovem empreendedor é o fato de buscar sempre novas oportunidades e ter iniciativa, ser persistente e comprometido e para despertar o interesse desde cedo, o ideal seria introduzir o tema nas escolas.
“A partir do princípio de que o empreendedorismo se aprende e se desenvolve, acredito que a inclusão do tema em todos os níveis do sistema educacional, desde o fundamental até Mestrado/Doutorado, contribuirá e muito no despertar do interesse dos jovens no assunto”, diz Augusto.
Para o gerente, os maiores erros dos jovens que querem abrir seu próprio negócio é começar sem planejamento e sem recursos e acreditar que sua ideia é a melhor do mundo. “A ideia tem que ser colocada no papel, transformada em projeto e ser planejada”, expõe.
De acordo com o gerente, o jovem deve planejar suas ações e o maior desafio que ele pode enfrentar ao ingressar no mundo dos negócios são as burocracias do governo e a paciência. “Além das demoras burocráticas e o pouco incentivo dos governos (Federal, Estadual e Municipal), o jovem quer tudo para ontem e o mundo do negócio também; porém o retorno do investimento não é assim e aí o desafio da paciência, do esperar, do acreditar. Dentro destes desafios brotam o comportamento da persistência e o correr riscos calculados”, explica.
Para Augusto, os órgãos públicos podem incentivar os jovens empresários diminuindo as burocracias e incentivando as incubadoras de ideias e o SEBRAE também possui cursos para os interessados, como o Aprender a Empreender, que traz informações sobre planejamento, além de cursos à distância.
O site para os interessados é: www.sebraesp.com.br.