A cidade considerada a capital da fé, vive do comércio gerado por romeiros que vêm visitar o Santuário Nacional da Padroeira do Brasil.
Por: Luciana Soares
| foto: Luciana Soares |
Estamos às vésperas do feriado 12 de outubro, data em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida. Toda a cidade se prepara para a festa e para atender centenas de fiéis que participam da comemoração em Aparecida.
O turismo é o que move a economia da cidade que tem apenas 35 mil habitantes, isso porque recebe cerca de 11 milhões de fiéis por ano, o que a torna um dos maiores centros de peregrinação do mundo. Sendo essa a maior fonte de renda dos aparecidenses, conta-se com uma estrutura para conseguir receber tal quantidade e fluxo de turistas.
São esperadas a média de 250 mil pessoas no final de semana da festa. Com isso toda a rede de lojas, hotéis e alimentação já se preparam para garantir bom atendimento aos romeiros. Grande parte dos hotéis e pousadas já estão com vagas esgotadas e os lojistas aproveitam para reabastecer seus estoques de venda.
Ângela Dias está no comércio de Aparecida há 20 anos, já teve hotel e hoje tem 3 lojas no Centro de Apoio aos Romeiros, que fica localizado dentro do pátio do Santuário. “Já estamos acostumados com o movimento, a pouco tivemos a visita do papa que também trouxe muitos fiéis para cá. Mas sempre há uma boa expectativa, pois a cada ano que passa o número de romeiros aumenta, e isso para nós e sempre muito bom.”