24 de set. de 2013

Prefeitura de Cruzeiro lança projeto para melhorar qualidade de vida da população

Nicolas Vieira

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes, o Governo Municipal de Cruzeiro acaba de lançar o projeto “Academias ao Ar Livre”, que tem atraído adeptos dos quatro cantos da cidade. Tráta-se de equipamentos de ginástica, alongamento e musculação que foram instalados em algumas praças do município. A última academia inaugurada foi no Bairro Itagaçaba, um dos mais populosos, no dia 17 de julho deste ano. Cruzeiro conta agora com quatro academias ao ar livre, atendendo milhares de pessoas no Bosque Municipal, na Vila Romana, na Praça Dr. Antero Neves Arantes e no Bairro do Itagaçaba.
O Governo Municipal, através da Secretaria de Relações Institucionais, Cultura e Esporte e o DEC (Departamento de Esportes de Cruzeiro) oferece a inserção social por meio da prática desportiva e lazer. A Academia ao ar Livre é uma vertente dentre as diversas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população.
De acordo com Rodrigo Ferreira, diretor do DEC, além das academias ao ar livre, atualmente o Departamento de Esportes de Cruzeiro atende pessoas nos núcleos e projetos voltados para a qualidade de vida e o bem estar dos munícipes, todos totalmente gratuitos como: aulas de alongamento, hidroginástica, condicionamento físico, dança, lazer e recreação e ainda com o projeto Mexa-se desenvolvido pela Secretária de Desenvolvimento Social. “Estes beneficiários não buscam apenas a melhoria estética, muitos aprimoram as habilidades físicas e buscam melhoria na saúde”, acrescenta.
Segundo Alexandre Góis Pereira, Secretário de Relações Institucionais, Esporte e Lazer, “somente no Bosque Municipal são mais de 200 alunos atendidos por dia com prática de atividades físicas ligadas a “Academia ao Ar Livre” e as aulas de Alongamento que lá são ministradas”, diz
Para a fisioterapeuta Fernanda de Melo Viana, “tais atividades possibilitam diversos benefícios à saúde, como relaxamento do corpo, melhora da postura e da circulação sanguínea, além de evitar possíveis lesões ou torções, combatendo a ociosidade e melhorando a saúde e o bem estar de cada usuário das academias.
Sr. Alceu Santos, 68 anos, é um desses usuários das Academias ao Ar Livre e já faz os exercícios há seis meses, acompanhado de um monitor de educação física. Ele está feliz com os resultados e já consegue sentir melhoras na respiração e na disposição quando faz caminhadas.
Iniciativas como estas são exemplos de políticas públicas que beneficiam a população e contribuem para a saúde e a diminuição das filas de esperas nos hospitais e podem ser adotadas por outras cidades da região.

Confira o slideshow abaixo para visualizar as fotos da matéria