1 de abr. de 2014

Campanha contra HPV

Por Aline Moreira

O HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, é uma infecção que pode ser transmitida através do sexo desprotegido, e também é da mãe passe para o filho, sendo que a mãe esteja infectada e no momento de seu parto estabeleça contato com a criança, porém é muito pequena a porcentagem de casos dessa natureza. 

De 10 de abril a 10 de maio acontece em todo o Brasil a campanha de vacinação contra o HPV, onde meninas de 11 a 13 anos recebem a primeira dosagem da vacina que previne o câncer do colo de útero. No município de Cunha, mais especificamente no colégio “Paulo Virgínio” no dia 12 de março, as meninas que se enquadram dentro dos parâmetros da campanha receberam essa imunização. “As meninas até fizeram umas “carinhas” estranhas, mas não fugiram a responsabilidade, sabem que é importante se prevenir”, brincou Shirley Monteiro, coordenadora da escola. 

Para os pais das meninas usar a escola para fazer a campanha é uma forma de incentivo para as meninas, que na maioria das vezes além de terem medo da injeção tem constrangimento por se tratar de algo que está ligado ao sexo. “É muito ver que não teve constrangimento da minha filha em tomar a vacina, acho que ela ver que é comum entra as amigas dela ficou mais fácil dela própria entender a importância do assunto”, ressaltou Adriana Pimenta. 

Segundo a Secretária de Saúde da cidade, o município recebeu 550 doses da vacina, e até o começo de abril 71% das meninas já receberam a dose.