6 de mai. de 2014

20º FESTIVAL DONA ETA ACONTECE EM GUARATINGUETÁ

Evento reúne talentos e atividades culturais
Começou no último dia 25 de abril e acontece durante o mês de maio em Guaratinguetá a vigésima edição do tradicional Festival Dona Eta, que visa reunir talentos na área da música, artes plásticas, literatura, dança, dentre outros.
O festival é realizado anualmente pelo filho de Dona Eta, Diógenes Antunes, morador de Guaratinguetá. O ponto alto do festival é a serenata no cemitério Senhor dos Passos, em sua homenagem. “Esse evento sempre marca a cidade. Este ano teremos a presença da escola de samba Bonecos Cobiçados, além dos Seresteiros e do Coral da FEG [Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá]. É a união de pessoas com o mesmo propósito que faz do evento um sucesso, além do prestígio daqueles que participam e incentivam a cultura.”, afirma Diógenes.

A participação é massiva em todos os eventos da programação, que se estende durante todo o mês. “Todo o ano o pessoal fica aguardando a realização do festival. É muito importante porque valoriza a cidade e a cultura do povo”, afirma Mariane Soma, jornalista e entusiasta da cultura municipal. “Deveria ter não só este festival, homenageando Dona Eta que foi um grande ícone no incentivo a cultura, mas também outros, para lembrar as pessoas de quem nós somos e quais os talentos aqui da cidade”, completa.
Diógenes é categórico ao falar sobre o evento que homenageia sua mãe: “Sem dúvidas este é o maior evento cultural da cidade”. Ele ainda completa, falando sobre o desenvolvimento do evento: “São espetáculos que tem o mais alto nível cultural e artístico. Nós procuramos fazer uma programação diversificada e que possa abranger um grande leque de atividades que envolvam a população da cidade.”
Abertura do Festival - Foto: Denise Souza/Divulgação

A abertura do festival aconteceu na sede da secretaria de cultura de Guaratinguetá e contou com a presença de Diógenes, além de autoridades municipais e entusiastas da cultura municipal. Na ocasião foi aberta uma exposição com obras de artistas plásticos da cidade. Quem quiser pode comparecer na secretaria de cultura, que fica na praça da estação em Guaratinguetá, de segunda a sexta das 9 da manhã às 5 da tarde.
Confira a programação completa, que vai até o dia 30 de maio:
09/05 – Sexta – feira
21h - Espaço Lucy Menezes – Rua Bartolomeu Bueno, 219-B – Alto do IAPI  Ao lado do Parque Ecológico Anthero dos Santos – Homenagem às Mães –Bordados, Pedrarias, Música, Dança e Poesia.

14/05 – Quarta – feira
20h30 – Catedral de Santo Antônio – Praça Santo Antônio
Concerto da Banda Militar do 5° BIL de Lorena, sob a regência do Maestro ST Edson Venuto
16/05 – Sexta – feira
 20h30 –  Museu Frei Galvão – Praça Conselheiro Rodrigues Alves
Sarau dos 20 Anos – Declamação, música, seresteiros – Aniversário da Dona Eta – 1907 – 1995 – 2014
18/05 – Domingo
20h – Igreja de São Miguel – Rua Joaquim Fagundes (Alto das Almas)
Após a missa – Coral Apparecendo, de Aparecida, regido pela Maestrina Nair Antunes Cavaterra. Pianista – Anderson Gomes.
20/05 – Terça – feira
 16h – Serenata no Cemitério Senhor dos Passos

22/05 – Quinta – feira
 20h30 – Secretaria da Cultura – Rua Sete de Setembro, 69
Noite de Autógrafos de Juraci Faria, lançamento do livro de poesias “Manto Sagrado”. Participação especial de Ana Carolina Mariano (soprano) – Felipe Silvério (barítono) e Juscilei Adriano Martins (pianista).
23/05 – Sexta – feira
20h30 – Museu Frei Galvão – Praça Conselheiro Rodrigues Alves
Studio de Dança Eliezer Rosa – “Dança e Diversidades”- Danças brasileiras, européias, orientais e americanas. Sendo a música a arte de manifestar os diversos afetos do corpo e da alma, através das vibrações sonoras, a dança vem a contemplar a comunicação entre duas pessoas ou mais; por esta razão, dizemos que “Quem dança é muito mais feliz” (Jaime Aroxa). Direção Geral – Eliezer Rosa.
24/05 – Sábado
 20h30 – Museu Frei Galvão – Praça Conselheiro Rodrigues Alves
Cia. Teatral Reticências, de Aparecida – Peça : “Com um Rei na barriga” –Direção : Sandra Dias – Produção: Geraldo Ferreira e Karina Maisel – Peça premiada no IV Festival Proclamarte em São José dos Campos : Ator, Maquiagem, Organização, Mensagem Evangelística.

29/05 – Quinta – feira
20h30 – Igreja de Santa Rita – Praça Santa Rita
Central do Choro – Quarteto instrumental paulistano apresenta no seu repertório clássicos do choro, interpretando compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Chico Filho, entre outros. Na sua formação: Chico Filho – (natural de Guaratinguetá) – saxofone e flauta.  Marcelo Kurchal – bandolim. André Kurchal – pandeiro e Bruno Lavorini – violão.
30/05 – Sexta – feira
20h30 – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Guaratinguetá e Região – Av. Rui Barbosa, 122
Noite de Autógrafos de Clovis Bevilacqua, lançamento do livro “Amor Verdadeiro – Reflexõess”.