10 de jun. de 2014

Comportamento Masculino

Por: Junior Almeida

Com a evolução da moda, cultura, estilo, e comportamento do século XX para o século XXI, o homem despreocupado com a aparência ficou para trás, novos interesses surgiram, e novas tribos se formaram. O homem moderno busca ser culturalmente rico, e ter uma aparência externa a altura. Desses interesses surgiram novos termos, como o metrossexualismo, uma junção de metrópole com sexual para caracterizar os homens vaidosos do século XXI.

Atualmente não há mais um padrão de masculinidade, ou seja, embora o homem mantenha padrões antigos, sempre vai ter alguns vestígios da metrossexualidade, como um creme hidratante, depilação, um shampoo, ou algo do tipo. Segundo Airton Seligman, editor-chefe da revista VIP, todos os homens são metrossexuais hoje em dia, todos tem um jeito ou outro de se cuidar.

O comportamento masculino mudou também em outros aspectos, como a relação com os filhos, com os amigos, e com a esposa. Por exemplo, hoje é mais aceitável para o homem ir até um restaurante e dividir a conta com a mulher, ou até mesmo dividir os serviços domésticos, o que antigamente era inaceitável.

Segundo uma pesquisa da Editora Abril cerca de 11% dos homens, hoje, acham que trazer dinheiro para casa é uma tarefa apenas deles, e 7% acham que o serviço doméstico é uma tarefa apenas das mulheres. Embora, ainda haja uma minoria que pense assim, o estudo mostra uma evolução de pensamento desde o início do século XX, onde 99% do público masculino adotava esse mesmo pensamento.

De acordo com o mesmo estudo, entre os interesses dos homens atualmente está em primeiro lugar, viagens, em segundo, cultura, em terceiro, eletrônicos, e em quarto, gastronomia.