31 de mar. de 2015

Acupuntura em animais, um tratamento alternativo

A maioria da sociedade já ouviu falar em acupuntura, uma técnica terapêutica de origem oriental, criada há milhares de anos a fim prevenir doenças neurológicas e dores musculares. No entanto, o que pouca gente sabe, é que ela pode ser usada também em animais.

Por: Douglas Rossi


Lassie faz acupuntura
A aplicação da acupuntura consiste no estímulo de pontos no corpo e é feita por meio de agulhas sobre ou na pele. Neles, além dos objetos sólidos e estéreis, usa-se a corrente elétrica, com o nome de eletroacupuntura e a Moxa, que é empregada como fonte de calor e energia. Aliás, essa prática tem crescido bastante já que existem diversas clínicas na região que oferecem esse tratamento, como em Silveiras, Campos do Jordão e São José dos Campos, podendo ser feita também em domicílio. 
Quem buscou ajuda na acupuntura foi Valéria Ferreira já que sua cachorrinha, Lassie de 12 anos, da raça Collie, sofre com um problema de saúde comum para um animal de sua idade, considerado idoso, a artrose. Esse tipo de doença representa o enfraquecimento da cartilagem dificultando, o deslocamento do cachorro. No caso dela, as patas traseiras foram afetadas fazendo com que apresentasse sintomas como: dificuldade ao dormir, quedas frequentes e um esforço acentuado ao levantar-se. O curioso, é que Valéria ficou sabendo da acupuntura em animais por meio de uma vizinha, que também tinha um cachorro com sintomas semelhantes e estava fazendo uso dessa técnica. “Não sabia que a acupuntura era aplicada em animais, fiquei surpresa e anotei o telefone da médica para maiores informações”, diz.
A veterinária Cláudia Ricci, com especialização em Acupuntura para Animais no Instituto Qualittas, em São Paulo, fala sobre o assunto. “Esse tipo de profissional entende que a doença surge pela falta de harmonia energética no corpo; essa interferência no fluxo suave e constante de energia acarreta em doenças” diz ela. Esse procedimento pode ser aplicado também a animais que têm: hérnia de disco, paralisia facial e que se recuperam de cirurgias ortopédicas.
Cláudia lembra que a acupuntura animal serve para prevenir doenças e, em alguns casos, curá-las além, de poder ser associada aos tratamentos convencionais, com uso de medicamentos.
Até o momento, Lassie realizou sete sessões de acupuntura e Valéria já percebeu uma evolução no seu tratamento: “Ela ainda sofre algumas quedas, mas consegue andar de um modo mais constante. Estou gostando, pois está tendo uma rotina melhor e até arrisca umas corridinhas de vez em quando” diz.
Uma sessão de acupuntura animal custa em média R$ 60, sendo realizada uma vez por semana no início e espaçada conforme a evolução do tratamento. O custo pode variar dependendo em qual é animal é aplicada e da necessidade do deslocamento do veterinário.