19 de mai. de 2015

Eventos de cultura pop japonesa no Vale: uma brincadeira que não tem idade

Os eventos de cultura japonesa passaram a conquistar o Vale do Paraíba. As reuniões, que começaram tímidas, tomaram proporções maiores e, atualmente acontecem durante todo o ano, em diferentes cidades da região. Com tudo isso, não é só o público que cresce, mas também a integração da cultura japonesa ao cotidiano da vida interiorana.

Por: Marcela Lisbôa



Antes do Vale do Paraíba oferecer os encontros, fãs de animes como Dragon Ball Z, Naruto, Sakura Card Captors e Cavaleiros do Zodíaco esperavam com expectativa para que o mês de junho chegasse logo e as caravanas para o Anime Friends, em São Paulo, surgissem. Mas agora, com a chegada dos eventos à região, a comunidade de apreciadores da cultura japonesa pode desfrutar de mais atrações, fazer amigos próximos e passar menos tempo na espera de consumir cultura japonesa.

Para esses encontros acontecerem, muita gente se une e se esforça para tirar as ideias do papel e torna-las reais. E não, não é mágica como Card Captors ou Yu-Gi-Oh! Na verdade, o que os organizadores fazem, é quase uma jornada em busca das Esferas do Dragão, que, neste caso, são convertidas em sucesso e reconhecimento.

Prova disso é que o organizador do Anime Cruzeiro, Bruno de Souza, estabeleceu um preço baixo para os ingressos e conta que todo o valor arrecadado com a bilheteria é usado apenas para a manutenção e as despesas do evento. “O nosso evento não visa lucros até o momento, nossa equipe faz simplesmente por adorar essa cultura”. Nessa brincadeira de fazer o que gosta, a equipe do Anime Cruzeiro já tem mais de 20 ajudantes.

E, quando se fala em cultura, não pense que isso restringe o público. Pelo contrário. Kleber, organizador do Anime no Orion, que acontece em São José dos Campos, elabora as edições do evento para todas as pessoas. “Não tem idade, sexo ou qualquer outro tipo de segmentação para consumir a cultura japonesa, porém vemos que os reais consumidores são as pessoas que foram tocadas por essa cultura, seja por filmes, desenhos, familiares ou amigos”, comenta.

Para agradar as pessoas, os eventos contam com muitas atrações e selecioná-las é como subir de nível em um jogo.

Bruno e Kleber gostam de trabalhar com a indicação do público para organizar as atividades e, para isso, os meninos abusam das redes sociais. Outra estratégia é acompanhar eventos de diferentes cidades para buscar ideias e adaptá-las ao tipo de público e lugar.

Apesar de muita coisa ser organizada pelas equipes, existe uma atração muito forte dentro dos eventos que fica à cargo do público: os cosplays.

Como a caracterização dos cosplayers é feita em busca da perfeição, o público fica impressionado e totalmente atraído por eles. Assim, os personagens roubam a cena por onde passam e são muito assediados para posarem para fotos.

Quem achou que devia abandonar as fantasias depois de completar os 10 anos se enganou profundamente. Os cosplayers que participam dos eventos da região possuem idades variadas: alguns começam nos primeiros anos de vida, influenciados pelos pais; outros passam da casa dos 40.

A diferença, muitas vezes, está na qualidade da caracterização. Os adultos levam a brincadeira mais a sério. “Um fato interessante no evento, que ressalta a importância dos adultos é que, em alguns casos, vemos que o pessoal mais velho é o que tem os melhores cosplays”, considera Kleber.

Além dos cosplayers serem uma grande atração dos eventos, os organizadores contam também com a presença de personalidades da área, como dubladores, cartunistas e até mesmo atores. Prova disso é que, no Anime Cruzeiro que aconteceu no dia 10 de maio de 2015, Bruno convidou o vloger Ace para participar do evento. Conhecido por seu canal no Youtube que tem mais de 70 mil inscritos, Ace faz vídeos com análises de animes, séries e filmes (para saber mais sobre o trabalho realizado pelo Ace, clique aqui e confira uma entrevista realizada durante o evento). 

Contudo, o contato com outras pessoas e costumes é apenas uma das vantagens destes eventos. Os encontros trouxeram outras oportunidades que os adultos souberam aproveitar muito bem: o comércio. Afinal de contas, se há pessoas parar consumir, é necessário que haja quem ofereça produtos.

Mas esse mercado não é para qualquer um. Só quem é fã de verdade e conhece o que se passa no mundo da cultura pop japonesa consegue estabelecer contato e relacionamento com os frequentadores dos eventos.

Para os organizadores dos eventos, essa é uma possibilidade que dá destaque para produtos tão específicos. “É um mercado que dá muita visibilidade para tudo que o que se quer expor”, comenta Kleber Gonçalves Neves, organizador do Anime no Orion, de São José dos Campos.

Bruno de Souza, responsável pelo Anime Cruzeiro, na cidade de Cruzeiro, vai mais além e ainda usa toda a sua experiência nerd para falar desse assunto. "É realmente lucrativo, pois eles (os estandistas) investem em produtos únicos que são muito difíceis de se encontrar, e, como costumo dizer: gamer, otaku, geek ou qualquer tipo de nerd, gasta dinheiro por metro quadrado com esse tipo de coisa – eu mesmo faço isso”.