28 de mar. de 2016

Fruta no Pedal, tendência saudável das foodbikes chega até Guará

Criatividade no momento da crise fez despertar lembranças de infância, na memória de Amanda Caltabiano, que resolveu investir em um negócio inovador. Além de saudável e autêntico, a foodbike traz uma tradição de família, que envolve uma relação íntima com as frutas.

Por: Geovana Mara

Empresária Amanda Caltabiano traz tradição de família e empreendedorismo
O ritmo dos foodtrucks acelerou e inovou o mercado gastronômico, não só de fastfood, mas com os incrementos do carinho cheio de detalhes presentes na autenticidade desse novo negócio. Aproveitando a inércia dessa onda, um modelo ainda mais inovador chegou ao mercado popular do estado, as foodbikes.

Uma alternativa sustentável, econômica e charmosa, as foodbikes, que são bicicletas adornadas e adaptadas para carregar e comercializar todo o tipo de comida e bebidas conquistaram o espaço moderno da alimentação cotidiana com cara de especial. Participando dessa fase modernista da economia gastronômica da moda, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, recebeu a sua primeira e única foodbike, que vende pedaços de frutas selecionadas de maneira orgânica, em saladas de frutas.

Fruta no Pedal é o nome do negócio sustentável e econômico que partiu de uma inciativa, para driblar a crise com o maior estilo. Amanda Caltabiano (27), analista de recursos humanos e empresária, uniu memórias de uma viagem para o exterior, um hábito somado a uma paixão de família, para criar um produto que fosse parecido com o seu perfil e o de seu pai. Hoje, os dois gerenciam e fazem a foodbike acontecer em Guará, em praças, parques e avenidas, além de festas de aniversário.

Em 2015, um ano delicado para a economia, Amanda começou a pensar em ideias e formas para contornar esse cenário complicado para o bolso. Todos os dias, conversando com seu pai sobre a situação do país e o que fazer para virar o jogo negativo, seu pai comentou que o avô dele, italiano, levava toda semana os netos em casa, onde tinha uma horta e um pomar, para aprender a colher, conversar e fazer uma feira da semana. “O meu pai falou disso muito emocionado, ele ensinou que com o cultivo em casa nunca passaria necessidade na vida”, conta a empresária sobre o primeiro insight.

A partir de então, decidiram que comida seria o trabalho extra deles, mas como não cozinhavam foram para a possibilidade das frutas, que estava muito presente na vida de ambos. “Meu pai sempre gostou de mexer com fruta, sempre tinha fruta em casa na infância.”.

Fruta no Pedal propõe sustentabilidade e vida saudável.
Após dois meses de planejamento, enquanto Amanda visitava eventos e feiras em São Paulo, onde a presença das foodbikes eram cada vez mais forte, a foodbike Fruta no Pedal foi inaugurada em setembro do ano passado. Atualmente são vendidas saladas embaladas com 7 frutas mais suco de laranja e acompanhamentos adicionais. A bike faz festas e divulga a agenda periodicamente na fanpage da marca e também no perfil do Instagram.
A iniciativa de foodbikes é destaque em todo o mundo e chama a atenção pela criatividade de seus negócios. São diferentes estilos adaptados a uma bicicleta. Uma ferramenta de transporte cotidiana, tão antiga e limitada em seu espaço físico, foi transformada em um modelo de negócio inovador, que surpreende em sua extensão mesmo sendo em uma bicicleta.