Por: Geovana Mara
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| Empresária Amanda Caltabiano traz tradição de família e empreendedorismo |
Uma alternativa sustentável, econômica e charmosa, as foodbikes, que são bicicletas adornadas e adaptadas para carregar e comercializar todo o tipo de comida e bebidas conquistaram o espaço moderno da alimentação cotidiana com cara de especial. Participando dessa fase modernista da economia gastronômica da moda, Guaratinguetá, Vale do Paraíba, recebeu a sua primeira e única foodbike, que vende pedaços de frutas selecionadas de maneira orgânica, em saladas de frutas.
Fruta no Pedal é o nome do negócio sustentável e econômico que partiu de uma inciativa, para driblar a crise com o maior estilo. Amanda Caltabiano (27), analista de recursos humanos e empresária, uniu memórias de uma viagem para o exterior, um hábito somado a uma paixão de família, para criar um produto que fosse parecido com o seu perfil e o de seu pai. Hoje, os dois gerenciam e fazem a foodbike acontecer em Guará, em praças, parques e avenidas, além de festas de aniversário.
Em 2015, um ano delicado para a economia, Amanda começou a pensar em ideias e formas para contornar esse cenário complicado para o bolso. Todos os dias, conversando com seu pai sobre a situação do país e o que fazer para virar o jogo negativo, seu pai comentou que o avô dele, italiano, levava toda semana os netos em casa, onde tinha uma horta e um pomar, para aprender a colher, conversar e fazer uma feira da semana. “O meu pai falou disso muito emocionado, ele ensinou que com o cultivo em casa nunca passaria necessidade na vida”, conta a empresária sobre o primeiro insight.
A partir de então, decidiram que comida seria o trabalho extra deles, mas como não cozinhavam foram para a possibilidade das frutas, que estava muito presente na vida de ambos. “Meu pai sempre gostou de mexer com fruta, sempre tinha fruta em casa na infância.”.
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| Fruta no Pedal propõe sustentabilidade e vida saudável. |
Após dois meses de planejamento, enquanto Amanda visitava eventos e feiras em São Paulo, onde a presença das foodbikes eram cada vez mais forte, a foodbike Fruta no Pedal foi inaugurada em setembro do ano passado. Atualmente são vendidas saladas embaladas com 7 frutas mais suco de laranja e acompanhamentos adicionais. A bike faz festas e divulga a agenda periodicamente na fanpage da marca e também no perfil do Instagram.
A iniciativa de foodbikes é destaque em todo o mundo e chama a atenção pela criatividade de seus negócios. São diferentes estilos adaptados a uma bicicleta. Uma ferramenta de transporte cotidiana, tão antiga e limitada em seu espaço físico, foi transformada em um modelo de negócio inovador, que surpreende em sua extensão mesmo sendo em uma bicicleta.


