28 de mar. de 2016

O Grupo de jovens se unem para levar atrações culturais as praças de Guaratinguetá

Com o objetivo de expandir conhecimentos culturais, um grupo de jovens vem se reunindo desde 2013 na cidade de Guaratinguetá. Além de compartilhar experiências e apresentarem suas artes, também criam discussões sobre os problemas e criam possíveis soluções para os assuntos levantados da cidade.
Por: Bruna Reis


Foto: Bruno Walker
O Encontro Cultural são reuniões realizadas nas praças e bairros da cidade. Não há datas específicas, mas geralmente acontece toda semana em dias diferentes. Tem como principal objetivo expandir a cultura em forma de atrações artísticas, além de promover mobilizações para criação de melhorias para a cidade. Atrai assim o público jovem para serem mais ativos na sociedade. Sua primeira edição aconteceu no dia 4 de julho de 2013, na Praça da Estação e acontece até os dias de hoje, com um formato Underground.

Nestes encontros são desenvolvidas oficinas de origamis, pinturas, entre outros com materiais que são doados. Ao se reunirem promovem um momento musical e um pequeno sarau, com musicas e poemas que muita das vezes são de autoria dos participantes. A diretoria do Encontro é composta por aproximadamente 15 pessoas e os frequentadores do movimento gira em torno de 30 participantes. “Não é tirar as crianças e os adolescentes da rua, mas sim deixarem o ambiente bacana para eles”, afirma.

Já houve também debates de temas relacionados ao município conseguindo três cadeiras na participação na reunião do Conselho de Cultura da cidade. E dizem sempre estarem abertos para sugestões de pautas e atrações para os próximos encontros. Procuram sempre estarem envolvidos para buscar de alguma forma melhorias, para o transporte, cultura e até mesmo fazendo o trabalho de revitalização.


Foto: Bruno Walker
Em 2015 o movimento trouxe novamente para a cidade o Grito Rock, que é uma atração mundialmente conhecida pelos amantes do rock roll. A primeira edição na cidade aconteceu no ano de 2014 e este ano reuniu em torno de 500 pessoas. O evento reúne artistas da região e em Guaratinguetá foram aproximadamente 15 bandas no passdo, que se apresentaram durante todo o dia. Entre elas estavam Tríplice, Apto Vulgar, Nós Três, Capitão Além entre outros. “E algo diferente pra nós e bem inovador, pois é o nosso primeiro grande evento. Mas, estamos confiantes e será uma grande experiência”, conta a banda “Nós Três” que participará do evento este ano.