Com o aumento dos ovos comerciais, o
microempreendedor na páscoa alcança um grande número de vendas de ovos caseiros
de diversos tipos
Muitos empreendedores apostam em datas comemorativas, adequando sua ideia a estes períodos específicos que podem gerar lucros satisfatórios. A Páscoa é um exemplo de data festiva do calendário anual propícia para começar um negócio ou apenas fazer um dinheiro extra.
Por: Hyanne Patricia
![]() |
| Preparo caseiro de ovo de chocolate para Páscoa |
Universitários, donas de casa e até mesmo profissionais de diversas áreas apostam no microempreendedorismo como opção de negócio na Páscoa. E não são só grandes empresas de chocolates e doces como Nestlé e Lacta que se movimentam nessa época. Com o aumento do custo dos ovos comerciais, a procura pelos ovos caseiros agrada tanto o consumidor, quanto os fabricantes.
“Vontade, frustração com o alto preço dos ovos de marca, olho aberto para o mercado e alternativa de um dinheiro a mais”, segundo Mariana, 21 anos, estudante, são os motivos pelos quais cada vez mais as pessoas apostam na fabricação caseira dos ovos de Páscoa. E ela está certa. Segundo pesquisa da Fundação Procon-SP, os ovos comerciais tiveram um aumento de 30,75% em relação ao ano de 2015. Com isso, as oportunidades para os consumidores gastarem menos e os fabricantes lucrarem mais só cresceram.
Em média, Mariana tira do próprio bolso mil reais para a confecção dos ovos; em sua maioria trufados, de diversos sabores. A estudante recebe um retorno de, em média, 2500 reais. E faz tudo sozinha, em casa. “A procura pelos ovos caseiros é grande, já que os preços são mais acessíveis que os de mercado, além de serem muito maiores, mais recheados e saborosos”, diz Mariana. “Por isso, o trabalho duro nesse período e o investimento compensa, e já tenho minha clientela: vendo na faculdade, no trabalho, para os vizinhos, na igreja”, acrescenta.
Além dos fabricantes caseiros, lojas e buffets que já possuem uma estrutura de negócio também se preparam para a data. Para Ana Lucia, dona do buffet Atelie dos Doces, de Guaratinguetá, a Páscoa é uma ótima época para ganhar um pouco a mais. “Para atender melhor meus clientes, faço os ovos de páscoa (tradicionais) e ovos de colher, que proporcionam um rendimento a mais nesta época”, explica.
![]() |
| Hérica, de Pindamonhangaba, aceita encomendas de mini ovos de Páscoa |
Ana Lucia trabalha com doces há anos e o buffet surgiu da necessidade de garantir seu próprio negócio com o que mais gosta de fazer. De bolos a sobremesas ao longo do ano, a época da páscoa exige um investimento a mais em relação aos outros meses. “Com embalagens, chocolates, formas, laços de enfeites etc, invisto, mais ou menos, 800,00 reais a mais”. Mas, segundo ela, compensa. “Tiro cerca de 50 a 80% de lucro”, acrescenta.
Os preços dos ovos caseiros variam de 30 a 70 reais, considerando peso, trufados e recheio. Uma diferença significativa em relação aos ovos comerciais: o menor custa cerca de 35 reais. Além de mais baratos, os microempreendedores garantem que são deliciosos e os consumidores estão cada vez mais satisfeitos. “Aprovado pelos mais exigentes: a família!”, brinca Mariana.

