Por ser uma ferramenta recente, tendo maior abrangência em centros de pesquisa e universidades, o uso da robótica em educação básica acaba sendo um instrumento instigante para estudantes entre 7 e 14 anos.
Utilizando peças LEGO® eles desenvolvem projetos tecnológicos, como sistema eólico e solar.
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| Robótica é a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs (Foto: Divulgação/TecNia) |
E foi pensando nisso que um professor de Geografia decidiu criar sua própria escola de tecnologia e aprendizagem em robótica. “A robótica atua como solução do trabalho interdisciplinar, que utiliza um modelo de aprendizagem interativo”, afirma Deivid Fidalgo, de Cruzeiro, à 200 quilômetros de São Paulo. Voltada para a utilização de novas tecnologias e ferramentas educacionais, o projeto desenvolve atividades em escolas e de forma extracurricular. Durante as aulas, os alunos são motivados a desenvolver raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe. “É um ambiente onde o aluno é protagonista do processo de ensino-aprendizagem”, destaca.
Por ser uma ferramenta recente, tendo maior abrangência em centros de pesquisa e universidades, o uso da robótica em educação básica acaba sendo um instrumento instigante para estudantes entre 7 e 14 anos.
Utilizando peças Lego® e softwares, a teoria vista em sala de aula e, aparentemente sem conexão com a realidade, se relaciona com a montagem dos robôzinhos. Para Gustavo Valadão, 14, a experiência supri sua “necessidade e sede de criar”. Cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, ele tem aulas de robótica há 2 anos, e se diz mais interessado em matérias que se interligam à física e mecatrônica.
Entre as atividades desenvolvidas, está a participação em eventos e torneios. Em um deles, a equipe composta por 9 jovens de diferentes instituições de ensino de Cruzeiro/SP, projetaram um sistema híbrido (eólico e solar) para gerar energia limpa para regiões afastadas dos grandes centros urbanos. Segundo o estudante, são oportunidades de apresentar o trabalho e quem sabe, levá-lo adiante. “O poder de criar coisas inovadoras que podem ajudar outras pessoas”, ressalta.
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| Construir e programar robôs exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar (Foto: Divulgação/TecNia) |
Para incentivar a utilização de tecnologia em escolas, o Ministério da Educação lançou em 2009 um Guia de Tecnologias Educacionais, a fim de orientar educadores na escolha dos processos de ensino-aprendizagem. Nele, é possível encontrar projetos de alfabetização que fundamentam-se no uso de robótica, para desenvolver formação em conceitos de conteúdos curriculares, como ciências, história, e meio ambiente.

