Por: Ana Carolina Madelli
Foto: Edmilson Reis/ Fotos Públicas |
A
maior parte do gasto dos consumidores é com rações e alimentos para os pets,
segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Industria de Produtos para Animais
de Estimação) 66,9% do faturamento desse mercado é decorrente do pet food
(rações e outros tipos de alimentos).
O
setor representa 0,38% de tudo o que é produzido no país, tendo o mesmo peso no
PIB (Produto Interno Bruto) que os eletrodomésticos da linha branca (geladeira,
máquina de lavar, fogão, e forno micro-ondas). No Mercado Pet global o Brasil
ocupa o segundo lugar ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Ricardo
Silva é dono de pet shop e trabalha nesse mercado há 5 anos e afirma que
dificilmente a crise econômica atingirá esse setor. “ Quando decidi trabalhar
com isso, já estava ciente de que esse é um setor em constante crescimento, foi
o que me chamou atenção. Em meu estabelecimento notei apenas uma leve queda nas
vendas em 2015, mas nada que me levasse a um prejuízo. ”. Afirmou.
Questionado
sobre o motivo pelo qual o Mercado Pet continua crescendo o proprietário
admite: “O brasileiro é muito afetivo e apegado a seus animais, justamente por
essa razão não mede esforços quando seu bichinho está precisando de algo. ” Completou.
Segundo
a Abinpet um cão de grande porte custa R$315 por mês ao seu dono, considerando
alimentação, serviços de banho e tosa e consultas veterinárias.
O
desemprego atingiu 9,6% da população, e mesmo assim as pessoas não deixam de
gastar com seus animais de estimação. Elaine de Souza é professora e cuida de 3
bichinhos, 1 gato e 2 cachorros, e chega a gastar em média 600 reais por mês
com ração, produtos de banho e tosa e acessórios. “Acho bem caro os medicamentos,
veterinário, vacinas e acessórios, mas gasto porque os considero da família. ”
Afirmou a professora.
Waine Souza Oliveira tem
3 cães em sua casa e afirma que não existe essa necessidade de gastar tanto com
os animais: “ Eu não vejo necessidade em comprar produtos tão caros, não
humanizo meus cães, eles são meus animais de estimação, acredito que as pessoas
gastam horrores com seus pets porque já são consumistas por natureza”. Afirmou.
O
alto valor dos produtos é também uma questão bastante discutida nesse mercado,
muitos consumidores acreditam que as marcas se aproveitam da ligação entre um
animal de estimação e seu dono e superfaturam os produtos
“Tive
que reduzir meus gastos com meus pets por conta da crise, mas sempre procuro
bons produtos. Foi uma escolha minha tê-los então tenho que fazer o melhor por
eles, são parte da minha família, são como filhos e as grandes marcas se
aproveitam muito disso. ” Declarou Daniella Soares