31 de mai. de 2016

Reforma do Mercado Municipal de Lorena

Depois de cerca de 20 anos abandonado, o Mercado Municipal de Lorena está passando por reformas para a reativação do local. O prédio contará com inovações em suas instalações.


Por Bruno Ribeiro

Prefeitura de Lorena entrega obra de Mercado Municipal depois de 20 anos

Depois de cerca de 20 anos abandonado, o Mercado Municipal de Lorena está passando por reformas para a reativação do local. O prédio contará com inovações em suas instalações. Uma das novidades será o uso do espaço para abrigar órgãos municipais, implantação de sistema de segurança e novo ambiente para os idosos.

A reforma total está estimada em R$ 3,4 milhões. Neste momento a reforma está sendo feita por uma segunda empresa, a Eletroval, já que a primeira a vencer a licitação não cumpriu o prazo de entrega e teve o contrato cancelado. “Vale ressaltar que o rompimento com a empresa anterior E o que está sendo pago para a atual, não modificou no cálculo feito no orçamento da obra”, explica Secretário de Planejamento e Obras, Marcos Anjos. A verba vem do tesouro municipal, uma quantia retirada do cofre público, com ajuda do recolhimento dos IPTUS e taxas do próprio munícipe, não havendo convenio com Governo Estadual ou Federal.

A reforma está sendo geral, tanto na ampliação de alguns espaços, quanto a parte estrutural. Toda área elétrica, hidráulica, cobertura do prédio, águas pluviais, pavimentação, pintura e grande parte dos revestimentos internos e externos estão sendo modificados. Serão criados espaços públicos, como PROCON, PAT, espaço para secretaria de obras, quiosques, prestações de serviços, área de artesanatos, uma ala ampla para hortifrúti granjeiro e quatro áreas frigorificas para açougues e avícolas. Já a área de alimentação conta com cinco lanchonetes, com possibilidades de servir almoços e lanches. “O espaço dos idosos será devolvido a eles. Toda sua infraestrutura foi renovada, desde os banheiros até o piso. O local, que nunca deixou de funcionar, está frisando a melhoria do entretenimento para o público frequentador”, afirma o secretário.

O prédio que é do ano de 1878, onde funcionava a antiga usina de açúcar, já foi cartão postal do município, com mais de 3 mil metros quadrados, tinha grande parte da produção de hortifrutigranjeiro da região, responsável pelo aquecimento econômico da cidade.

O Mercadão como é chamado quando estava ativo, havia pequenos produtores rurais que após a falta de zelo com o ambiente, os compradores foram se afastando devido às circunstâncias, causando um queda na economia do município. O prédio está em momento de finalização, com aproximadamente 4 meses para o término da obra com ritmo acelerado, vão se concretizando os detalhes finais.