3 de mai. de 2016

Pole dance sai das boates e leva as mulheres às academias



O Pole Dance Fitness vem se tornando o queridinho das mulheres nas academias e quebra paradigmas não só valorizando o corpo, mas também a feminilidade e sensualidade.


Por Roberta Souza.



https://www.instagram.com/poledancenation/
Nos últimos anos, a valorização por uma vida saudável e ativa tem se tornado cada vez mais uma prioridade na vida das pessoas. A prática de atividade física é extremamente importante para a manutenção de uma vida saudável e as novas modalidades de exercícios são as mais procuradas em estúdios e academias. Entre essas modalidades, o pole dance fitness vem se tornando cada vez mais popular e ajuda não apenas parte física, mas também no aumento da autoestima de quem pratica.

O pole dance (dança do poste) é uma atividade física que tem origem do Mallkhamb, um esporte indiano do século XII no qual os lutadores tinham que subir em um poste de madeira e executar vários movimentos, para treinar sua força e equilíbrio. Mas o pole dance conhecido hoje surgiu no século XX em circo e feiras, em que dançarinas dançavam nos postes que sustentavam as tendas.

A modalidade continuou a evoluir e tornou-se popularmente conhecida pelas dançarinas de burlesque que uniram dança, sensualidade e força nas performances nas barras dentro de clubes e boates. Nos últimos anos, o pole dance saiu das boates e se tornou uma atividade física popular entre mulheres que buscam modelar seu corpo e fugir dos exercícios comuns realizados na maioria das academias.

“Muitas mulheres não gostam de academias tradicionais e querem fazer uma atividade física diferente e que dê prazer também” afirma a professora de pole dance fitness Ana Carolina Pereira.

O pole dance traz vários benefícios para saúde, exercitando a área dos braços, pernas e abdômen para a tonificação dos músculos e ajuda a queimar cerca de 500 kcal em uma hora da aula. “Alguns resultados dessa prática são a melhora do sistema cardiorrespiratório, ganho de força, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, destreza e consciência corporal” acrescenta a professora.

Além dos benefícios físicos, esse tipo de exercício trabalha a sensualidade e feminilidade de cada mulher, aumentando a autoestima e autoconfiança.
https://www.instagram.com/poledancenation/

“Algumas alunas chegam tímidas e depois de um mês de aula ‘já chegam chegando’, com autoestima nas alturas” explica a Ana Carolina sobre o desenvolvimento não só físico, como psicológico, que acontece com as alunas.

Essa pratica ainda sofre preconceito, principalmente de pessoas conservadoras, que enxergam os movimentos na barra com algo ligado a strippers e prostituição. Como o pole dance tornou-se famoso pelas apresentações em casas noturnas, parte da sociedade ainda não consegue o enxergar como uma dança ou exercício físico.

Dentre todos os benefícios que o pole dance fitness oferece, o mais importante é o aumento da autoestima e autoconfiança. Com os movimentos feitos na barra as mulheres passam a conhecer seu corpo e entram em contato com sua feminilidade e sensualidade, valorizando-se como realmente são.