3 de mai. de 2016

Teatro Teresa D’Ávila traz projeto para formação de plateia estudantil

Objetivo é despertar nos estudantes o "olhar provocador do teatro"

Direcionado às séries do Ensino Fundamental e Médio, a iniciativa tem como propósito rever os fatos históricos sob a perspectiva lúdica, de modo que desperte o interesse pela arte da representação, auxilie na formação de cidadãos críticos, e amplie o universo artístico-cultural.

Por Maria Carolina Moraes

O ser humano sempre teve a necessidade de representar. Seja suas alegrias, tristezas, para cultuar deuses, ou mesmo para atividade lúdicas, o teatro faz parte da cultura do homem. Fato é que, historicamente, atividades dramáticas eram motivadas para valores instrutivos, com a intenção de moldar a personalidade. Na medida em que difundia o conhecimento por meio das representações, o teatro se tornava importante instrumento educacional, sendo parte da vida cotidiana.

Paulo Sade e Isac Satim são atores da
Cia Palco da História
(Foto: Divulgação/Rodolfo Magalhães)
E foi pensando no teatro como formador humano, que Caio de Andrade decidiu que era a hora do Vale Histórico tomar a frente de um projeto assim. Com 30 anos de carreira, o diretor, dramaturgo e produtor teatral decidiu por meio da Cia de Teatro Palco da História, reavivar o projeto Histórias do Brasil, dos quais o maior objetivo é a formação de plateia estudantil. "Uma coisa é trabalhar as pessoas envolvidas na construção de um espetáculo, outra coisa é formar plateia, pessoas que queiram assistir um bom espetáculo. E isso só acontece quando você dá oportunidade", ressalta.

Direcionado à estudantes das últimas séries do Ensino Fundamental e Médio, o Projeto Histórias do Brasil tem como propósito rever os fatos históricos sob a perspectiva lúdica do teatro, de modo que desperte o interesse pela arte da representação, auxilie na formação de cidadãos críticos, e amplie o universo artístico-cultural. “Logo após o espetáculo tem um bate-papo sobre o tema alavancado, como também o fazer teatral, as curiosidades que toda criança e jovem tem: como é que decora, como é feito o figurino, como os truques que acontecem em cena são bolados...”, diz o diretor.
No aspecto pedagógico, a professora de História do Colégio Tableau, Eva Pires, diz que o projeto é importante porque os alunos podem ter a “conceituação do período histórico”, e que a parte visual é importante para absorver o conhecimento. Aspecto que César Carvalho, ator da companhia, completa: “elas saírem dos muros das escolas pra chegarem até aqui, pra poder ver: “nossa olha como era”, “olha como eles se vestiam”, “olha como eles falavam...”. Acho que é importante trazer esse universo do passado, pra ajudar a transformar nesse universo lúdico, e mostrar para as crianças”, afirma.

O Mandarim do Imperador
Texto e Direção de Caio de Andrade
(Foto: Divulgação/Rodolfo Magalhães)
O Mandarim do Imperador foi a peça escolhida para abrir o Projeto Histórias do Brasil, e desde a estreia, já foram sete apresentações. No cenário ambientado durante a República, a obra traz ao público uma aventura vivida por um jovem republicano e os fantasmas dos servidores de D. Pedro II.

As apresentações de "O Mandarim do Imperador" são agendadas para as escolas, e os ingressos custam R$20 a inteira e R$10 a meia-entrada.

O Teatro Teresa D'Ávila fica na Av. Doutor Peixoto de Castro, nº539, Vila Zélia, Para mais informações: (12) 2124-2944 / (12) 2124-2888, ou pelo site: www.palcodahistoria.com.br.