20 de jun. de 2016

Brasil tem embate on-line com Portugal, Argentina e Espanha em Guerras Memeais

Com mais de 284 milhões de usuários, o Twitter foi palco para as três guerras de memes que aconteceram durante a última semana entre o Brasil, Portugal, Argentina e também a Espanha.


Por Aryane Camargo

Meme criado na Guerra Memeal ilustra Brasil como
"mestre" dos memes. Imagem: twitter.
O termo Meme se refere expressões, imagens, vídeos e/ou relacionados ao humor, que se espalham como virais pela internet.

Na última semana, os brasileiros presentes na mídia social Twitter puderam acompanhar e participar das chamadas Guerras Memeais. Na Primeira Guerra Memeal, o Brasil enfrentou Portugal, na Segunda seu adversário foi um antigo conhecido, a Argentina e na Terceira e até então última, a Espanha.


Tudo começou na terça-feira (14), quando os usuários portugueses do Twitter começaram a utilizar a frase "in portuguese we são" (em português nós dizemos), com a criação de um perfil exclusivo para a brincadeira, uma variação de "in brazilian portuguese we say" (em português brasileiro nós dizemos), meme que se popularizou no Brasil em 2015.

Os usuários brasileiros consideraram o acontecimento um "plágio " e declararam o início da Primeira Guerra Memeal contra Portugal, que acabou sendo derrotado e excluindo o perfil de "in portuguese we say". O evento gerou mais de um milhão de tweets e repercutiu em todo o ambiente virtual, com lugar garantido nos Trends Topics da mídia social.

Nos dias seguintes, os portugueses conquistaram a ajuda dos antigos inimigos dos brasileiros, os argentinos, que deram início à Segunda Guerra Memeal, também vencida pelo Brasil. 

O conflito não parou por aí, desde sábado (18), a disputa do espaço cômico no Twitter têm sido entre o Brasil e a Espanha, país que iniciou o terceiro embate. A repercussão das Guerras Memeais tem ocorrido nos principais portais de notícias nacionais, enfatizando sempre o bom humor e a criatividade do povo brasileiro.