30 de mai. de 2017

O Impacto Psicossocial das ONG´s na vida de Crianças e Idosos

Ainda existem pessoas preocupadas com o bem estar social do próximo, uma busca pela melhor qualidade de vida, pessoas que dedicam seu tempo a cultivar outras vidas. Esse é o exemplo do trabalho voluntário que muitas ONG´s realizam e em Aparecida não é diferente.

Por Lilian Mendonça
Vidas sensíveis que precisam do calor humano, crianças sem abrigo, sem uma família como as outras crianças, idosos deixados por seus familiares, na sombra da solidão, que se vê a tristeza estampada nesses rostos machucados pelas marcas da vida e quem os feriu emocionalmente. A realidade não é a mesma para todos, enquanto uns possuem muito, outros apenas podem esperar, talvez nem acreditem mais, pois esperaram tanto que desistiram de sonhar que o amor e o carinho chegariam até eles mais uma vez.

Pelas dores, por momentos difíceis de estar abandonado, de estar e se sentir sozinho no mundo, é preciso ter esperança, e mesmo que pareça impossível, existem amigos solidários que buscam levar essa fé, esse laço humano de que tanto precisam para entender que possuem um novo caminho, o sorrir.

O que é uma ONG?

Foi um termo criado pela ONU há mais de 70 anos, se aplica a qualquer pessoa jurídica que não é governo; É uma atividade não remunerada e as pessoas que trabalham para uma ONG, são voluntárias. No país existem mais de 310 mil entidades, dentre elas associações e fundações, que são por lei regulamentadas. Qualquer fundação que leve ao interesse público, também é uma ONG, são exemplo disso: Fundação Bradesco, O Boticário, Fundação Roberto Marinho, entre outras. Oficializar uma ONG não é nada fácil.

Sobre o CERCI

O CERCI (Centro especializado no riso de Crianças e Idosos), é uma ONG da cidade de Aparecida, a iniciativa partiu de Rosângela Filppo(fulana de tal) e idealizadora da ONG.

Essa ONG desenvolve muitas atividades para inteiração e bom relacionamento. São festas, apresentações, contos de histórias e conversas, algo que faz toda diferença a eles, despertando o entusiasmo a cada visita a essas entidades assistenciais.

“Essa ONG é voltada a trabalhar com crianças e idosos. A nossa ideia é levar alegria para essas pessoas, porque muitas vezes a família não visita e eles se sentem muito sozinhos. Para nós que fazemos parte dessa ONG, na verdade, a emoção maior é nossa. Os idosos se sentem felizes, valorizados.

”Rosângela viu que a auto estima dessas pessoas era muito baixa, não possuíam mais o sabor de continuar a sonhar e que sim, precisavam dessa ajuda na recuperação do viver bem. Esse trabalho foi essencial para “reciclar” o que de melhor existia dentro de cada um, levando mais serenidade e calma para o coração dessas crianças e idosos, mas isso só é possível com a continuidade desse trabalho.


Quais os objetivos de um trabalho voluntário?

O trabalho voluntário, como o próprio nome diz e já dito acima, é um trabalho sem remuneração, onde o voluntariado dedica seu talento e tempo para ajudar outras pessoas. As atividades praticadas podem ser em diversas áreas, como: hospitais, creches, asilos, e outros. Não é preciso ter uma determinada formação para ser voluntário, basta querer ajudar e ter vontade própria para interagir com as pessoas, não tem idade específica também, pois para ajudar é preciso mais que tudo dedicação. E claro, responsabilidade com a área de interesse. Cabe a pessoa escolher no que quer ajudar.

Impacto Social e Psicológico

O trabalho das ONG´s é mais amplo do que pode-se imaginar, existe uma influência na vida dessas pessoas que recebem esse tratamento da alegria e motivação, o impacto psicológico positivo é extremamente importante para a autoestima desses “pacientes” e também socialmente, pois um dos princípios desse trabalho é a igualdade.