30 de mai. de 2017

A disputa entra a TV e a internet

Os brasileiros estão assistindo mais a vídeos sob demanda, como os oferecidos pelo Netflix e pelo YouTube, do que a TV aberta. Segundo uma pesquisa feita pela IMS Internet Media Services, em parceria com a comScore, 82% dos brasileiros consomem vídeos sob demanda e 73% assistem à TV aberta.
 Por Erik Constantino 



O estudo foi feito com 8.376 pessoas de seis países da América Latina (2.083 do Brasil) em setembro de 2015. Elas tiveram que completar uma avaliação online sobre o consumo de vídeos digitais nos últimos três meses.

De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam 13,6 horas assistindo a vídeos digitais – sendo que 37,5% desse tempo (5,1 horas) é gasto vendo conteúdo em smartphones. Enquanto isso, os usuários estão passando apenas 5,5 horas semanais na frente da TV, seja ela aberta ou paga.
Em toda a América Latina, a quantidade de tempo gasto na internet representa 44% do tempo total gasto em todas as mídias (rádio, revista e jornal) e é quase o dobro do tempo gasto assistindo à televisão.

Com relação ao conteúdo, vídeos gerados por usuários e tutoriais são os mais vistos em smartphones e tablets. Já séries e filmes são mais consumidos na televisão e em computadores. Aliás, os brasileiros estão assistindo mais a esse tipo de conteúdo a partir de serviços pagos. Isso não é novidade, já que o Netflix (um sistema de streaming de vídeos pago) no Brasil é o segundo mercado da empresa que mais cresce no mundo, com 2,2 milhões de clientes.

Gerações mais novas praticamente se esqueceram da existência da TV

Nathan tem 17 anos e é estudante de psicologia na Unisal. Ele conta que não lembra a última vez que assistiu à televisão convencional. Segundo ele a TV é uma mídia muito burocrática que impõe os horários das programações, já nas opções via internet ele pode escolher quando assistir os programas que gosta.
“Essa é uma percepção que não é difícil ser encontrada nas novas gerações que já nasceram com a internet bandalarga, e sabem bem como aproveitar a pluralidade de opções encontrada
nela” diz o sociólogo Mauro Cabral.

A TV está migrando para a internet

“Hoje, praticamente 80% da população brasileira tem acesso a duas telas, e isso muda a forma como as pessoas consomem mídia”, disse Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights da Kantar IBOPE Media. “A TV não é mais o eletrodoméstico, é o conteúdo. O que a gente vê, escuta e lê não está mais em um lugar, mas em um momento”.

O crescimento de TVs por plataforma digital é algo crescente, principalmente o Youtube gerou esse tipo de facilidade, que está sendo aproveitada por quem pode. Esse é o caso da TV web Frei Galvão, instalada em Guaratinguetá na sede do primeiro Santo Brasileiro, a programação começa a tomar forma com transmissões de missas e depoimentos de devotos. Evandro Luiz Fialho diretor do projeto nos conta que a internet é uma realidade e que temos de saber aproveitá-la. “Existe muito modelos e tipos de conteúdos dentro do Youtube, a maioria é entretenimento, mas com o tempo a tendência é isso mudar, cada vez mais pessoas procuram conhecimento dentro da plataforma, tanto para sua fé que é o casa da TV Frei Galvão, quanto para outros temas relevantes para o crescimento espiritual e intelectual”.