“Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais".
por Caroline Maciel
O significado é realmente inspirador, mas até onde a sociedade está preparada para que realmente exista algum tipo de integração?
Há muito tempo se fala de inclusão escolar de deficientes. Na escola municipal José Benedito Averaldo Galhardo em Guaratinguetá, encontramos a sala de recursos da professora Luciene Maciel Conde Corrêa, que trabalha no colégio há 17 anos e a 30 como professora de D.A.
Sua turma é composta por alunos deficientes auditivos e com múltiplas deficiências. A base de ensino é um conjunto harmonioso de jogos educativos em LIBRAS-PORTUGUÊS, objetos do cotidiano em miniatura, figuras diversas, além da parte escrita. A professora nos contou a importância de introduzir o aluno em sua língua materna, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para a interação com outros surdos e no Português, para que ele possa se comunicar com êxito com os ouvintes.
Os estudantes da sala de recurso, depois de um determinado momento em sua vida acadêmica, passa também a participar das aulas na sala regular, com um professor interlocutor a sua disposição durante toda a aula para a interpretação.
Além disso, todos os alunos e professores do colégio tem acesso a Língua Brasileira de Sinais, o que facilita a comunicação entre eles e os deficientes auditivos.
Espalhados pela escola, também chama-se a atenção, placas de sinalização com figuras representando determinado ambiente e direcionando o D.A para o local correto em caso de dúvidas.
