Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Itaú Social mostrou que 16,4 milhões de brasileiros realizam alguma atividade de cunho voluntário. Apesar de muitas pessoas pensarem que não, os números são expressivos e o desejo de fazer algo de bom para os outros vem aumentando a cada dia.
Por Luiz Fernando Miguel
O que se constatou também no balanço divulgado é que boa parte das pessoas não realiza algum trabalho voluntário por não ter informações precisas sobre como e onde pode fazer tal atividade. O mesmo balanço também traça um perfil comum dos voluntários hoje no Brasil e demonstrou também que cerca de 3 em cada 10 pessoas já realizou algum tipo de atividade não remunerada de caráter voluntário, o que é um número expressivo e continua crescendo, aponta a pesquisa.
O gráfico abaixo aponta, ainda, visualmente, o quanto podemos melhorar. Por exemplo, basta vermos que 72% das pessoas nunca realizou nenhum tipo de atividade voluntária. O que ainda é alarmante.
Vejamos:
Os motivos pelos quais uma pessoa deseja ser voluntária são dos mais diversos. Segundo a Irmã Metka Kastelic, Irmã Salesiana (Filha de Maria Auxiliadora) que há vários anos trabalha com equipes de voluntários pelo mundo “o voluntariado é uma forma da pessoa se sentir mais humana e próxima aos outros.” Isso é evidenciado na pesquisa citada anteriormente, pois quando perguntadas sobre porque são voluntárias as respostas mais ouvidas foram “vontade de ser solidário” (55%) e “influência de pessoas e instituições” (18%); por este dado podemos constatar que as pessoas têm um sólido sentido de altruísmo, sentimento que nos coloca no sofrimento do outro.
![]() |
| Ir. Metka e os jovens que participam do VIDES - Unifatea |
Um dado preocupante levantado pela pesquisa é a questão da “falta de tempo” para realizar atividades voluntárias, retrato este da sociedade rápida e agitada em que vivemos. “O jovem deve realmente se abrir ao voluntariado, seja na doação de um tempo de sua semana para estar presente junto aos idosos, em uma creche ou obra social”, comenta Kastelic.
A Irmã Metka Kastelic coordena o VIDES – abreviação literal de Voluntariado Internacional Mulher Educação Desenvolvimento - uma associação de pessoas surgida dentro do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – mantenedora do Centro Universitário Teresa D’Avila (Unifatea) -, que procura ajudar pessoas em diversos lugares do mundo, especialmente atentando para a promoção e a defesa dos direitos de crianças, jovens e mulheres na cidade de Lorena e região. “É gratificante ver que os jovens desejam gastar um tempo, um momento de seu dia para ajudar alguém”, ressalta a Ir. Metka.
Há pouco mais de um ano o grupo retomou sua caminhada no estado de São Paulo, por meio da presença da Irmã, que reside em Guaratinguetá e coordenou os trabalhos do VIDES em outros países, entre eles Angola – África e na Itália. “Para os jovens de Lorena, especialmente do Unifatea, que sentirem vontade basta procurar pelo VIDES na Pastoral da Universidade. É importante recordar que não precisa ser Católico para participar do grupo”, convida a Irmã Missionária.
![]() |
| Voluntários exercendo a missão do VIDES em Lorena/SP. |
Hoje o VIDES está presente em 43 países nos quatro continentes, com 209 grupos locais. O grupo tem como missão alguns pontos específicos: “o grupos tem algumas missões que são bem específicas, como, por exemplo, as relações internacionais, Defesa dos direitos humanos os Projetos de desenvolvimento, o Apoio à distância e o Voluntariado local e internacional”, afirma a Irmã Metka.
Para quem deseja saber mais informações sobre o VIDES do Estado de São Paulo é só acessar a página do Organismo no Facebook.
Para quem deseja ainda exercer outro tipo de voluntariado há um projeto em parceria com o Google, que mostra por meio de um mapa as possibilidades de ONG’s e Instituições de Voluntariado mais próximas a você. Basta clicar e ter acesso ao MAPA DO VOLUNTARIADO NO BRASIL.



