13 de jun. de 2017

Cantando cultura: um projeto para os comerciários da cidade de Cruzeiro

Com o intuito de promover e ampliar a cultural musical na cidade de Cruzeiro, a escola de música, Clave de Sol, realiza, uma vez por ano o Just Voice, festival de calouros que dá, gratuitamente, treinamento tecno-vocal a todos os colaboradores que fazem parte do comércio da cidade, em qualquer segmento. O evento é estruturado por etapas eliminatórias até a grande final. E o finalista, recebe prêmio em dinheiro.



 Por Ludimila Barbosa



O projeto foi iniciado em 2016 e hoje já está em sua segunda edição. O responsável, Helinho Santos, músico e fundador da escola Clave de Sol, conta com a ajuda de seus alunos que possuem um pouco mais de técnicas e experiências no ramo musical, os quais mais tardar se tornam orientadores musicais dos calouros escritos.           O processo de inscrição é feito pela divulgação nos locais de trabalho, onde quem se interessar preenche uma fixa com datas e horários disponíveis para os ensaios. A regra do concurso é que se o funcionário for desligado da empresa, automaticamente perde o direito de participar. E, conforme tudo acordado, os inscritos escolhem o perfil musical e são entregues aos orientadores que darão assistência e treinamento.           


Após todas as divisões, treinamentos e ajustes finais, começam as etapas eliminatórias em quatro apresentações e cada uma com estilo musical diferente, avaliado por jurado, profissionais da comunicação e da música, a desenvoltura, voz, interpretação. Em cada edição, quem recebe menor ponto é eliminado. Seguindo as mesmas regras até a final, quem vencer o concurso ganha troféu e premiação em dinheiro.  Helinho Santos o coordenador do projeto e proprietário da escola, ressalta a importância de participar, “quem participa ganha experiência profissional, e pessoal, pois eles entram sem nunca terem cantado e saem com técnicas para toda vida”. E quem sentiu na pele, provou desafios, mas superou e quer voltar novamente, foi o caso de Ju Fernandes, que ganhou o projeto Just Voice em 2016, “no primeiro ensaio aprendemos que até para cantar uma música é preciso saber respirar, não é fácil, mas aprendi através das técnicas que esse concurso me proporcionou e ano que vem quero novamente participar”

E diante a tantos testemunhos positivos de quem vive de música, dizer que ela não traz benefícios é impossível. Um artigo publicado pela HuffPost Brasil e replicado pela Revista Superinteressante, evidencia exatamente o universo musical potencializando a saúde, aliviado ansiedade, promovendo o bom humor, ajudando na superação de dores emocionais, além de uma infinidade de vantagens que só quem experimenta conhece.