Por: Rafaela Lourenço
A 15ª Campanha Nacional de Combate a Gripe, que foi prorrogado o prazo de finalização da vacinação três vezes, chegou ao fim na ultima sexta-feira (9). E a cidade de Lorena além de bater, ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 80% do público alvo para 85% dos mesmos, vacinados. “Na ultima sexta-feira fizemos um balanço, e a cidade de Lorena atingiu um total de 85% de vacinações com essas prorrogações, 5% a mais do que a meta estipulada”, afirma Ellen de Oliveira, enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria de Saúde de Lorena.
Com o mesmo balanço foi possível levantar a questão das gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias) que não bateram a meta de vacinação, apenas 58% foram vacinadas, mas todas as (UBS’s) unidades básicas de saúde e estratégias da saúde da família (ESF’s) ainda continuam fazendo os trabalhos com os grupos prioritários. Segundo Ellen de Oliveira quem fizer parte do grupo prioritário e quiser tomar a vacina, basta comparecer as unidades de saúde, que elas estarão disponíveis.
Devem se vacinar pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas. Neste último caso, de acordo com norma do Ministério da Saúde, é preciso ter em mãos, no momento da vacinação, a prescrição ou receita médica.
A vacinação é recomendada, pois ela torna organismo mais resistente ao vírus da gripe, evita formas graves de doenças, e deixa as células de defesa do organismo mais fortes e eficientes, além de proteger contra as gripes A H1N1 (popularmente conhecida como gripe suína), a H3N2 e B.
A partir do segundo semestre deste ano, Lorena abordará uma nova
campanha de vacinação, a da influenza, a poli emite, onde o público alvo são crianças
de até cinco anos de idade, mas de acordo com Ellen de Oliveira, mais
informações serão divulgadas no decorrer dos dias.