29 de mar. de 2016

Formação geológica em Pinda é opção de escalada na região.

Com mais de 180 rotas de escalada prontas, e um projeto de construção de mais de 130, o local varia de vias com 7 metros até 46 metros de altura com vários níveis de dificuldade.


por: Paola Lopes
Rotas de subida vão de 7 a 46 metros

Um agrupamento de rochas no bairro do Pinga (Zona Rural), em Pindamonhangaba, conhecido com Falésia Paraíso é um ponto de Ecoturismo na região. Escaladores de todo o Brasil frequentam o sítio há mais de sete anos. O local é aberto para esportistas experientes e não conta com monitores.

‘O praticante de esportes radicais, Thomas Furtado, conheceu o local por amigos em comum. ‘Eu sempre pratico atividades desse tipo, mas a Paraíso é sensacional. Já escalei a Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí) e a Pedra da Macela (Cunha), mas nenhuma se compara.’



O local ficou conhecido como Falésia Paraíso por sua característica e tamanho. As rochas fazem uma formação semelhante a essa forma geográfica, uma espécie de paredão. O encontro do mar com a parede rochosa desgasta a costa, formando relevos na vertical. Um bom exemplo de falésia é a Falésia Beberibe no Ceará, que é curiosidade de 10 a cada 10 turistas que visitam a região.

O proprietário é o agricultor Marcos Antônio da Rocha, segundo o filho dele Marcos Felipe da Rocha passam pela local por ano mais de 2 mil pessoas em média. O público vem do Brasil inteiro, e conta até com a presença de estrangeiros.

Os itens básicos para a pratica são: Capacete, cinto, corda, mosquetão e prego. Não é permitida a atividade no período noturno. Quem se interessar pela pratica da escalada no local é só possuir os equipamentos de segurança, e depositar o valor de R$5 na caixa que se encontra na entrada do local. É possível acampar mediante pagamento diário de R$10 por pessoa.

Mais informações podem ser encontradas na página falesiaparaiso.blogspot.com.br.