Por: Laís Silva
![]() |
Paratleta conquistou três medalhas em Toronto (Foto: Divulgação) |
Você sabe o que é Parapan?
Os jogos Parapan-Americanos são um evento multidesportivo para pessoas com deficiência. São realizados com base nos Jogos Pan-Americanos, assim como as Paraolimpíadas, baseiam-se nas Olimpíadas e acontecem a cada quatro anos.
Diferente das Olímpiadas e Pan-Americanos, é possível perceber que a mídia para esse tipo de competição é muito falha, não se fala muito sobre o evento e nem disponibilizam informações necessárias.
Chega a ser um absurdo essa falta de divulgação, ainda mais quando os resultados das equipes de paratletas estão acima dos resultados dos esportes convencionais.
Em 2015 o Brasil fez uma participação histórica no Jogos Parapan de Toronto, sagrando-se campeão geral com vantagem sobre os demais países. Os números finais do Brasil traduzem o desempenho de uma potência esportiva: a delegação chegou a 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e outras 74 de bronze. Trata-se do melhor rendimento do País em toda a história do evento, superando o recorde anterior registrado no Rio de Janeiro (RJ), em 2007, quando a equipe paralímpica conquistou 221 medalhas.
Para se entender o quão superior o Brasil foi na edição de 2015, o segundo lugar no quadro geral, o Canadá, não chegou à metade das medalhas de ouro brasileiras, conseguiu apenas 50. Os americanos, em terceiro, chegaram a 40.
O Vale do Paraíba contribuiu para esta grande conquista. Matheus Henrique da Silva, fez história em sua segunda participação na competição, ao conquistar três medalhas na competição, sendo duas medalhas de ouro e uma de bronze.
A primeira medalha do paratleta foi conquistada nos 50 metros livre na categoria S9, disputada no dia 11 de agosto. De quebra, Matheus ainda bateu o recorde da prova com o tempo de 27seg7.
A segunda medalha, foi de bronze, conquistada nos 100 metros nado livre. Para fechar sua participação nos Jogos de Toronto, Matheus sagrou-se campeão no revezamento 4×100 metros Medley, junto de seus colegas de equipe André Brasil, Daniel Dias e Philipe Melo. Além de primeiro lugar, o grupo ainda obteve o recorde das Américas.
Matheus, 21 anos é nadador de Pindamonhangaba, mas atualmente treina na cidade de São Caetano do Sul, no centro referência da natação paraolímpica e representa o clube ADD – São Paulo.
legendas
Daniel Dias, Vanilton Nascimento, Andre Brasil e Phelipe Melo foram ouro no revezamento 4x100 medley