18 de abr. de 2017

Cultura geek ganha mais fãs no Vale do Paraíba

Eventos de todos os portes mostram o relativo aumento no interesse pelo mundo nerd no interior de São Paulo

As tribos geeks e nerds vêm crescendo no Vale do Paraíba e com eles, os eventos voltados para esse público. É o caso do Anime Cruzeiro e Anime Guará. Em Cruzeiro, duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro acontece o Anime Cruzeiro (AC). 

Por Bruno Marcondes

O evento tem a mesma finalidade que o Anime Friends (AF) de São Paulo, é voltado para cultura oriental e reúne jovens com um gosto em comum por animes, mangás e todo costume japonês.

Sendo um evento voltado principalmente para os amantes da cultura japonesa, o popularmente conhecido como “AC” traz uma série de atrações para entretenimento do público como torneio de games, batalha campal, Anime Quiz, além de vendas de acessórios e derivados dentro desse mundo.

“É um momento único para nós que gostamos desse tipo de coisa. A oportunidade abrange não só os moradores da cidade, mas também os de fora dela. Tanto que optei por realizar o evento duas vezes ao ano, tamanha a proporção deste”, diz Bruno Souza, organizador do encontro.

Já em Guaratinguetá, o Anime Guará é realizado uma vez por ano. Neste ano, acontece mais uma edição do evento no dia 13 de novembro. Seguindo a mesma premissa do Anime Cruzeiro, o AG mantém as atrações em um nível mais elevado.

De acordo com o site do evento, a I Mostra de Animação Japonesa de Guaratinguetá aconteceu em 18 de julho de 2004 e teve a participação de cerca de 30 pessoas. Em 2014, 10 anos depois, a realização da 32ª edição reuniu mais de 1.500 pessoas.

O evento possui entre suas atrações a “Sala Cultural”, com exposição sobre algum ponto da cultura japonesa. Entre as brincadeiras, acontece a “Caça ao Tesouro”, em que os participantes procuram pistas temáticas.

O cunho social do evento fica por parte da arrecadação de alimentos na portaria do evento. Tudo é doado à instituições de caridade da cidade.

Existe também um evento trazido do exterior para o Brasil, a Comic Con Experience. Ele atrai pessoas de todas as idades e gêneros interessadas em cultura pop e geek durante quatro dias corridos. Os fãs de todos os universos possíveis da famigerada Marvel e DC, sua concorrente direta, podem curtir cada qual em seu respectivo estante, podendo principalmente conhecer de perto algum ator ou atriz, além de bonecos tamanho real de determinado herói.


No ano de 2014, a comumente conhecida por CCXP registrou 92 mil pessoas. Em 2015, o número bateu em aproximadamente 142 mil pessoas. Já em 2016, ano passado, a meta chegou na margem de 180 mil, segundo o site oficial do evento.

Tribos Distintas

Geeks e nerds parecem iguais, mas os mesmos garantem que são diferentes. Os dois grupos geralmente são confundidos, pois têm fascínio por tecnologia e cultura pop, mas cada um tem características próprias.

O site Olhar Digital, da Uol, esclarece que os títulos divergem sobre o que define cada tribo.

Os traços de um nerd incluem diversas características. Entre elas, o interesse extremo e obsessivo com livros e estudos, introversão, dificuldade para se relacionar socialmente, diversas habilidades mais desenvolvidas devido ao gosto por games, filmes, ciência e computadores.

Já as características de um geek são mais centradas que as de um nerd. Eles possuem interesses e estilos de vida mais específicos e se tornam experts naquilo que gostam. Seus gostos pessoais incluem videogames, filmes, colecionar objetos, tecnologia, computação, códigos, música eletrônica, entre outros. Além disso, costumam usar camisetas com frases irônicas e engraçadas.