11 de abr. de 2017

Escola Costa Braga completa 85 anos de fundação!

No mês de março, a escola estadual Costa Braga, completa 85 anos de fundação. Criada em 1932, tem como Patrono, o educador Francisco Augusto da Costa Braga, foi instalada para atender a população operária que chegava com o surgimento da 1ª Fábrica de Tecidos de Guaratinguetá.

Por: Caroline Maciel


Nesses 85 anos, o prédio se adaptou ao tempo e às necessidades. Além das 13 salas de aula, a escola possui área com secretaria e diretoria, biblioteca, quadra poliesportiva, seis banheiros exclusivos aos alunos, além de um amplo pátio para recreação que recebe os mais de 800 estudantes matriculados. 
As comemorações tiveram início em 2017, ai estava a oportunidade de homenagear de alguma forma – por mais simples que fosse – a escola que me acolheu por oito anos. O primeiro contato a fim de pôr em prática este projeto foi com a minha antiga professora de história, Ana Luiza Alves, que aceitou colaborar com tudo e que foi minha parceira desde o início.
Logo, voltei a andar por aqueles corredores pintados de verde, que me traziam ao passado e a tantas lembranças. Todos me receberam de braços abertos, permitindo que minha investigação fosse feita na biblioteca da escola, e que eu tivesse acesso a todos os arquivos que nela se encontravam, como fotos desde o início do colégio até os tempos atuais, antigos jornais feitos por alunos no ano de 1955 e cópias de documentos de várias épocas.
Quanto mais eu me aprofundava na história, mais eu me apaixonava. Funcionários, professores, alunos – todos, se uniram para fazer deste momento, algo inesquecível. “Em um ambiente onde existem pessoas, é obvio que existem pequenos conflitos; pessoas são diferentes, mas é essa diversidade que também acaba fazendo a riqueza do trabalho. Então, cada um com a sua característica, cada um com seu jeito de ser, acaba formando um grupo muito diverso, mas ao mesmo tempo muito comprometido. É um grupo que desenvolveu um amor muito grande pela escola, e isso é muito importante.” Afirmou Maria Cristina dos Santos, diretora desde 2016.
O ano será marcado por diversos acontecimentos. Um grande evento homenageará personagens que marcaram a história do Costa Braga, e uma simbólica revista está sendo preparada com cuidado para eternizar este momento, “Nós iremos iniciar as festividades agora no mês de março, e vamos finalizar em junho. ” Conta a Vice-diretora, Zileia Dos Santos, que trabalha no colégio desde 2006.
Além disso, foi inaugurada a sala Prof. José Neves da Silva, que trouxe uma belíssima exposição com fotos, documentos e objetos que contam a trajetória e a beleza por trás desses anos. “A expectativa é que a gente consiga reviver um pouco do passado e um pouco do presente, juntar as duas coisas e mostrar o quão importante foi e é o Costa Braga para a sociedade Guaratinguetaense.” Afirmou Ana Luiza, professora na instituição desde 2001.
Apesar dos anos estudando naquelas salas e convivendo com aquelas pessoas, percebi que pouco sabia além de minhas próprias histórias. Remexer naqueles papéis, e observar aquelas fotos, me fez perceber tamanha importância de conhecer e preservar a memória das coisas que estão ao nosso redor. Hoje, passando por aqueles portões como uma jornalista quase formada, sinto-me na obrigação de dividir com você, leitor, um pouco sobre a nossa escola.
Sinta-se em casa.