19 de abr. de 2017

Todo dia 12 de cada mês, acontece a Coroação de Nossa Senhora Aparecida, em preparação para o Jubileu dos 300 anos




Por Ludimila Barbosa



Neste ano de 2017, comemora-se 300 anos que a Imagem foi encontrada no Rio Paraíba do Sul e para celebrar a comemoração do tricentenário, o Santuário Nacional está realizando atividades especiais para marcar este momento, e uma delas, é a cerimônia da coroação. Ela acontece todo dia 12 de cada mês, após a Missa de Aparecida, no altar central da Basílica, onde Nossa Senhora é coroada.  
Foi em 1717, pelas mãos dos pescadores, Felipe Pedro, Domingos Garcia e João Alves que a Imagem foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, a partir de então Ela começa a ser venerada pelo povo brasileiro e hoje é a Padroeira do Brasil. 
Além de toda simbologia católica e devocional, os 300 anos do encontro da Imagem tem um valor histórico, cujo, figuras importantes da nação brasileira demonstraram seu gesto de amor e respeito a Santa, inclusive a Princesa Isabel que oferta à Imagem, manto e coroa como forma de agradecer uma graça recebida. Mas hoje, quem coroa Nossa Senhora é o povo brasileiro.

Coroa jubilar   

Neste ano de 2017, Nossa Senhora Aparecida, será presenteada com uma nova coroa que está sendo confeccionada com ouro de doações dos devotos. Ademais para representar com êxito todo o povo brasileiro que coroa sua padroeira, a Coroa Jubilar terá também porções de terra dos estados brasileiros, que foram recolhidas durante as visitas jubilares, onde a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, visitou as dioceses de todo país.  O rito da coroação se torna mais especial, pois os brasileiros de certa forma estão representados ali.  "O povo de Deus sabendo que o seu chão vem para perto de Nossa Senhora, aumenta ainda mais e dá esperança para este povo. Creio que é um símbolo muito forte de comunhão na igreja",  afirmou Dom Orlando Brandes, em entrevista.

Coroação


Uma das festividades do ano Jubilar é a Coroação, que acontece todo dia 12 de cada mês, de janeiro a setembro, após a missa das 10h. Durante a Cerimônia, os devotos vivenciam um período de oração, liturgia e ainda conhecem e relembram a história de Nossa Senhora até os 300 anos. O Diretor criativo da coroação, Romulo Barros, diz que desde o começo a preocupação e intuito era fazer com que os devotos soubessem de fato o que estariam vivendo, “O objetivo, além da oração e devoção, é fazer com que todos conheçam a história de Nossa Senhora Aparecida, e conseguimos contar os 300 anos de aparecida em nove meses, onde cada mês tem uma temática diferente” contou o diretor.

Dentre tantas festas, o reitor do Santuário, João Batista de Almeida, considera duas, mais especiais, a primeira é a Coroação que começou no dia 12 de janeiro e vai até 12 de setembro, e a segunda festa se inicia é em outubro, com a novena e  festa da Padroeira.
E a grande novidade é que todos podem coroar Nossa Senhora, desde aqueles que estão no Santuário Nacional até quem está em casa. E para aqueles que estarão no altar central acompanhando a coroação de perto, recebem um card com adesivo da coroa para destacar e coroar. Já quem está em casa e recebe a revista de Aparecida encontra o adesivo da coroa junto a carta do arcebispo e pode destacar e coroar Nossa Senhora que está no encarte da revista.  O objetivo principal é fazer presente quem está longe.

Fotos: Thiago Leon e Gustavo Cabral