23 de abr. de 2013

A história do Cineclube Lorena

Jéssica Gomes
 
foto: Jéssica Gomes
Há quase 49 anos, começava o CineClube, criado pela Irmã Iracema Noêmia Farina, que tinha como principal objetivo levar a sétima arte a toda a população lorenense.
Em plena ditadura militar, o cineclube oferecia a comunidade sessões de filmes gratuitas e debates dos filmes exibidos.
Era um período em que os estudantes universitários viviam em intenso engajamento político dentro e fora das universidades. Os diretórios acadêmicos dirigidos pelos estudantes promoviam as atividades culturais e o cineclube virou o foco de discussões universitárias.

Durante a ditadura militar, esses diretórios acadêmicos foram fechados. Por isso, os cineclubes eram o único o meio para a sociedade discutir a realidade do país.
No inicio os filmes eram exibidos no Colégio São Joaquim, ondefuncionava a faculdade masculina. Na década de 70 as sessões passaram a serem exibidas no Cine Rex, depois no cinema da cidade e atualmente os filmes são exibidos nas Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, nas sextas – feiras, às sete horas da noite, no auditório Clarice Lispector.

Em meados dos anos 70, o Cine Clube foi reconhecido como Serviço de Utilidade Pública do Município.
Na década de 90, o trabalho foi assumido pela Dra. Ir. Olga de Sá e no dia 25 de Junho de 1993 inaugurou na FATEA as exibições do Cine Clube.
E a partir de 1967 o projeto foi assumido pela professora Olga Arantes que vem desenvolvendo o trabalho com muita dedicação e profissionalismo. Segundo Olga Arantes é de se destacar também a posição do Cine Clube na trajetória do cinema em Lorena. “Isso porque, por mais da metade da década de 90, e ainda ele é o único espaço para exibição pública de filmes da cidade. Pode-se dizer que ele é a única sala de cinema regular, e além de tudo, aberta gratuitamente para o público. Somente no final dos anos 90 é que as salas modernas e conhecidas hoje foram sendo construídas nas cidades vizinhas.”, explica Olga.
Ainda segundo Olga, a comunidade tem este espaço á sua disposição, mas assim como, às vezes, o próprio aluno da faculdade, por não ter conhecimento, não valoriza este espaço.
O Cine Clube de é uma atividade de extensão da faculdade, e os alunos que participarem podem ser liberados da aula. De acordo a Portaria da Fatea de 2003, uma vez por mês, o aluno pode individualmente participar da sessão de Cine Clube, e receber uma declaração para que ganhe presença na aula.
O projeto oferece uma programação bem eclética, o público tem a possibilidade de conhecer bons diretores e boas obras de várias tendências cinematográficas.
Além do CineClube, a instituição desenvolve o Cinema Criança, que este ano está na 18ª edição, que trás crianças da rede de ensino municipal e particular da cidade , durante a semana da criança para assistir filmes voltados a esse público e desenvolve também o prêmio Gato Preto, onde minicurtas, curtas, documentários e animações feitas por amadores e alunos, são premiados.
Em 2011, Olga recebeu o rendeu o prêmio “Mulher da Cultura Lorenense 2011”, Municipal de Lorena, através da Secretaria de Cultura pelo trabalho desenvolvido.
A Professora se orgulha do trabalho que realiza e dos frutos que vem colhendo. “Também muito me orgulha quando vejo um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o assunto, com dedicatória e reconhecimento ao Cine Clube ou às aulas sobre Cinema e também quando encontro ex-alunos nos lugares mais inusitados, como nas redes sociais, lembrando de coisas ditas ou imagens compartilhadas, no tempo de faculdade.”, finaliza Olga.