23 de abr. de 2013

Resenha Crítica do Filme Dois Coelhos

Ricardo Abissi

A história de Edgar, interpretado por Fernando Alves Pinto, é de um homem que busca fazer justiça com as próprias mãos, mostrando estar cansado de tanta corrupção e criminalidade no país. Ele elabora um plano que coloca criminosos em rota de colisão com políticos gananciosos.

Além de sua revolta com o sistema, sua história dentro do filme é marcada por um grave acidente e um amor jamais esquecido. O anti-herói Edgar planeja colocar em rota de colisão um chefão do crime organizado, Marat Descartes, e um deputado corrupto, Neco Villa Lobos. No meio desse conflito, há uma promotora com síndrome do pânico, Alessandra Negrini.

Nesse contexto, o diretor do filme consegue mostrar muitas falcatruas que existem no nosso país. São expostos os acordos entre criminosos e autoridades para que eles não possam ser prejudicados.

A realidade do sistema é mostrada usando como referência um político, uma promotora de justiça, um advogado e um criminoso. A união desses membros vislumbra sempre livrar o chefe do crime organizado de penalidades. Porém, as coisas mudam no filme quando Edgar entra em cena e cria uma bomba relógio para matar o criminoso e o deputado. Ele elabora um plano na busca por justiça pelas próprias mãos.

Já em relação a termos de linguagem, o filme pode ser considerado moderno, mostrando as tecnologias com computação gráfica, grafismos de variadas estéticas desenhados sobre as cenas e câmeras super lentas. O que fica destacado ainda do contexto de “Dois Coelhos” é que o filme pode provocar uma indignação com um sistema corrupto, em que autoridades e criminosos carregam prerrogativas para que não sejam prejudicados. A forma de Edgar tentar fazer justiça não deve ser evidenciada, mas chama atenção para que a população brasileira possa conhecer esse sistema e reivindicar por mudanças na política.

Ficha Técnica – Dois Coelhos 

Direção: Afonso Poyart
Elenco: Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Fernando Alves Pinto, Thaide, Marat Descartes, Thogun e Neco Villa Lobos
Duração:108 minutos
Ano: 2011
País: Brasil
Classificação:16 anos
Gêneros: Ação, Policial

Confira o TRAILLER do filme